quinta-feira, 29 de março de 2012

Polícia Federal investiga desvio de verbas da Saúde e realiza prisões em São Francisco de Itabapoana e Campos




Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (29/03), a Polícia Federal deflagrou uma operação para desmantelar uma organização criminosa da qual, segundo o delegado Paulo Cassiano Jr., o prefeito de São Francisco do Itabapoana seria líder. Nesse momento estã sendo cumpridos cinco mandados de prisão e 11 de busca e apreensão.

O delegado da PF, Dr. Paulo Cassiano Jr., acompanhado de sua equipe, esteve na casa do prefeito Beto Azevedo, que foi preso em seu apartamento, no edifício Luxor, em Campos.

De acordo com Paulo Cassiano, outros quatro mandados de prisão, por crimes de corrupção e desvio de dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS), estipulado em cerca de R$ 2,5 milhões, foram cumpridos, nem todos em SFI, já que alguns envolvidos tem endereço em Campos. A verba teria sido desviada entre os anos de 2009 e 2011.

Ainda segundo o delegado, foram presos também: o atual secretário de Saúde, Cristiano Sales, o ex-secretário Fabiano Córdova e os empresários da Clínica Fênix Fabel Silva e Juliana Meireles.

As prisões são temporárias, com prazo máximo de cinco dias. Dos 11 mandados de busca e apreensão, até agora foram divulgados quatro: na casa e no apartamento do prefeito, na Prefeitura e na Clínica Fênix.

Mais detalhes em instantes
Da redação com informações do Ururau.

3 comentários:

Anônimo disse...

Que pena!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Vai acabar igual ao telhado de vidro do Mocaiber e a cinquentinha da Rosinha . Em nada.

Cláudio Heringer disse...

Caro Paulo Noel, Vinícius
Agradeço, antecipadamente, a publicação do comentário abaixo no seu prestigiado blog de notícias.
“Renascer ...”
Não de agora as operações deflagradas pela polícia federal em nosso País revela significados no mínimo curiosos, senão emblemático. Vejamos: “SATIAGRAHA”(SP, 2004), “ASFIXIA”(RS e RJ, 2011), “DUPLA FACE”(ES, 2011), “RAIO X”(MG, 2011), “BANCARROTA”(BA, 2011), “BIG BROTHER”(2005), “HURRICANE”(2007), “ANACONDA”(2003), “CAVALO DE TRÓIA”(2003), “ARCA DE NOÉ”(2002) entre tantas outras. A primeira delas em 2004 foi, sem dúvida nenhuma, uma das que mais revelou o lado sombrio, espúrio e repugnante da corrupção na esfera do serviço público brasileiro.
Agora, as ruas de São Francisco amanhecem com a presença do aparato dos agentes da PF onde se deflagrou a chamada “Operação Renascer”, objetivando desarticular o esquema de desvio de verbas públicas destinadas à saúde no município de São Francisco de Itabapoana.
O título da referida operação policial nos estimula à reflexão – “Renascer”. Por renascer, renascimento, renascença ou, ainda, renascentismo, somos levados a uma época da história da humanidade que, entre outros, foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, inclusive na política, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais.
Pois bem. Em São Francisco de Itabapoana, apesar de toda a pujança natural do lugar, do povo ordeiro e em sua maioria trabalhador, vivemos num estado de profundo atraso(retrocesso), conforme se vem noticiando na mídia estadual/nacional. Recentemente o Ministério de Desenvolvimento e Combate a Fome nos elegeu como a cidade mais miserável do Estado. Na semana passada, o índice de desenvolvimento criado pela Firjan nos colocou em penúltimo lugar na lista das cidades do Estado que menos receita e investimentos possuem. O Município vive de contribuições e transferências governamentais. A receita própria é praticamente inexistente.
Talvez devemos acreditar que mais do que uma operação policial e seus desdobramentos, o termo sugerido “Renascer” sirva de reflexão daqui em diante, face esse estado de coisas, malversações e toda a sorte de desvio de conduta sobretudo daqueles que deveriam ser guardiões da coisa pública.
Que essa cidade seja, definitivamente, repensada em todos os seus aspectos para que tenhamos orgulho e não vergonha de viver em SFI.
Att.,
Dr. Cláudio Heringer – Advogado