quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ayres Britto assume presidência do Supremo com desafio de julgar mensalão

Brasília - Presidenta Dilma Rousseff e o ministro Ayres Britto durante sessão solene de posse de Ayres Britto como presidente do Supremo Tribunal Federal.
Nos sete meses em que Ayres Britto comandará o Supremo Tribunal Federal, deverão ser julgados também os planos econômicos e as cotas para negros em universidades públicas. Ao tomar posse, o ministro disse que a Constituição é sua "menina dos olhos" – ele presenteou os ministros e convidados com uma versão atualizada da Carta. Carlos Ayres Britto, que fará 70 anos em novembro, substitui o ministro Cezar Peluso.


Ayres Britto diz que mensalão entrará na pauta do Supremo assim que for liberado pelo revisor

O ministro Ayres Britto afirmou, ao chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF), do qual assumiu nesta tarde a presidência, que vai colocar na pauta o processo do mensalão, tão logo “ele seja liberado [pelo revisor, ministro Ricardo Lewandowski para julgamento.” 

Mensalão foi o nome pelo qual ficou conhecido o esquema de pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio ao governo, revelado em 2005 pelo então deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ). O mensalão começou a tramitar como inquérito no STF em 2005. Dois anos depois, o Tribunal aceitou as denúncias do Ministério Público, e o processo se transformou em uma ação penal. Desde então, o relator, ministro Joaquim Barbosa, vinha reunindo informações sobre o caso, fase que chegou ao fim em setembro passado. Em dezembro, Barbosa entregou seu relatório para análise do ministro-revisor, Ricardo Lewandowski. (Ag. br)

Nenhum comentário: