terça-feira, 17 de abril de 2012

Festa de N. S. da Penha leva multidão à Praia de Atafona


As festividades de Nossa Senhora da Penha levaram milhares de católicos, romeiros vindos de várias partes do Brasil, à Praia de Atafona, que neste ano de 2012 completa 390 anos de fundação. Tanto a missa, celebrada pelo Bispo Diocesano de Campos dos Goytacazes Dom Roberto Ferreria e concelebrada pelo Padre Gustavo, quanto a procissão terrestre foram prestigiadas por um grande público.

Encerrada nesta segunda-feira, 16-04, o evento é considerado uma das festas religiosas mais importantes do calendário católico do Estado do Rio de Janeiro. Atrai uma multidão de romeiros e devotos vindos de vários estados brasileiros.

O vice-presidente da Irmandade de N. S. da Penha Fábio Pedra disse no encerramento da encenação teatral, que culminou com a coroação da milagrosa Santa, que a cada ano que passa, aumenta cada vez mais a responsabilidade de todos que estão envolvidos na organização. "O público prestigia, e a cada ano temos que caprichar ainda mais na programação", diz.

Na "sala dos milagres" e diante do altar de Nossa Senhora as pessoas deixam réplicas em cera de parte do corpo onde havia uma enfermidade, e, através da fé da Milagrosa Santa, aconteceu a cura. Deixam também mensagens e pedidos. Uma jovem, após a procissão, adentrava a Igreja de joelhos. Pessoas que alcançaram graças entre adultos e crianças acompanharam a procissão.

Assim que a Imagem chegou à Igreja era visível a emoção dos devotos, que se esticavam para tocar a Santa, nem que fosse com a pontinha dos dedos. Quem se aproximava percebia os fiéis compenetrados orando e agradecendo por alguma graça alcançada.

Em silêncio todos oravam, e em cada mente um pedido ou um agradecimento. Assim, é a festa religiosa de Nossa Senhora da Penha: um misto de devoção, fé e religiosidade. No ano que vem todos voltam, nem que seja para segurar por alguns segundos o manto da Milagrosa Santa.

De São Francisco de Itabapoana, como é tradicional, moradores de Gargaú e São Francisco acampam durante o período da festa em barracas em local com infraestrutura com tendas e banheiros, oferecido pela Colônia de Pescadores de Atafona.

Encenação da coração com atrizes
filhas de pescadores de Atafona.
É comum o encontro de sanfranciscanos durante a festa. Antes da emancipação já existia este elo entre os moradores. Após a emancipação a confraternização continuou entre moradores dos dois municípios neste período de festas.

A festa ocorre em parceria entre a prefeitura de SJB, a paróquia São João Batista e a Irmandade de Nossa Senhora da Penha. Durante oito anos de governo, a prefeita Carla Machado deu todo apoio às festividades.

Políticos das mais variadas correntes partidárias também aproveitam a oportunidade para comparecerem à tradicional festa.


Um momento único para os católicos: a coroação de Nossa Senhora da Penha.

Confira aqui, mais imagens da Festa de Nossa Senhora da Penha do link do Blog do Paulo Noel

Fotos: Fabrício Berto.

Nenhum comentário: