quarta-feira, 25 de julho de 2012

Caminhoneiros iniciam greve nacional no dia do padroeiro São Cristóvão


Imagens do site Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC)
O Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC) paralisou a atividade dos caminhoneiros do país nesta quarta-feira, dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Segundo informações divulgadas no site da entidade, o Brasil não suportará greve de mais de dois dias, fazendo com que o governo busque uma solução.

A previsão da categoria é que a paralisação se mantenha até que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atenda as reinvidicações dos caminhoneiros.Para o MUBC, o valor do frete praticado no país está "extremamente defasado" e o cartão-frete impede o recebimento em dinheiro e cheques, obrigando os caminhoneiros a usar o cartão em todas operações, o que faz com que alguns preços subam e exclui alguns autônomos do mercado.

Outro ponto apontado pelo movimento é em relação à carga horária e o tempo de descanso definido pelo Estatuto do Motorista (Lei 12619/12). O texto estabelece que o caminhoneiro deva cumprir um tempo de descanso diário de 11 h. Porém, os manifestantes alegam que as rodovias não possuem pontos de apoio para os caminhões pararem.

O MUBC promete paralisar 2 milhões de motoristas caso a ANTT não revogue por completo a resolução 3056/09, que regulamentou as alterações na Lei 11442/07. Segundo a entidade, as alterações propiciaram a inclusão, no mercado de fretes, de milhares de transportadores, provocando uma concorrência desleal e ilegal e que ocasionou os fretes extremamente defasados. (Do site do Jornal do Brasil )

Nenhum comentário: