segunda-feira, 23 de julho de 2012

Novas cédulas de 10 e 20 reais entram em circulação nessa segunda-feira

Elas fazem parte da segunda família do real, lançada pelo Banco Central em dezembro de 2010, quando começaram a circular as novas notas de 50 e 100 reais. A previsão inicial do órgão, aliás, era ter lançado essas cédulas de 10 e 20 ainda em 2011, mas como foi preciso fazer alguns ajustes técnicos no projeto das notas, houve atraso na circulação.

E, por conta disso, foi preciso adiar a previsão de lançamento das últimas notas: as de 2 e de 5 reais A ideia era que elas começassem a circular esse ano, mas isso só vai acontecer em 2013.

As notas da segunda família de real vieram para garantir mais segurança aos nosso dinheiro. Uma das novidades é o tamanho diferente delas: quanto maior o valor, maior também o tamanho.

Elas contam ainda com a marca d´água e uma faixa holográfica que muda ligeiramente de cor quando a nota é movimentada, além de outros detalhes que dificultam a falsificação. Vale lembrar, claro, que as notas que já existem não perdem valor nenhum! Elas continham valendo normalmente.

Nenhum comentário: