quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Representantes de quilombos do Norte Flu participam de seminário no Rio de Janeiro



Integrantes da Comunidade Quilombola de Barrinha
Comunidades Quilombolas do Norte Fluminense representam a Região no Seminário Integrado do Programa Brasil Quilombola, que acontece no Rio de Janeiro, nos dias 8, 9 e 10 de agosto. Membros do Instituto de Desenvolvimento Afro Norte Noroeste Fluminense (IDANNF) sairão de Campos dos Goytacazes com os integrantes dos quilombos.

O evento contará com a presença da ministra da Igualdade Racial e representantes de ministérios, governador e representações da sociedade civil. Na ocasião será discutido o PNQ - Plano Nacional de Comunidades Quilombolas. O Seminário também disseminará informações e ações a serem implementadas nas comunidades, de acordo com suas demandas e políticas públicas de direitos. Hoje um dos desafios dos governos é fazer com que estas políticas sejam inseridas nestas comunidades com metas de implementação.

A Região Norte Fluminense é composta por 11 comunidades quilombolas, entre Quissamã, Campos, São Fidélis e São Francisco do Itabapoana, além de outras com processo aberto.

O IDANNF tem o papel de articulador de fortalecimento e informação a estas comunidades num todo, inserindo fatores de empoderamento e sustentabilidade com base no decreto 4.8887/03.

Quilombos da Região Norte Fluminense

Campos: Quilombos de Conceição de Imbé, Aleluia, Batatal e Cambucá.
São Fidelis: Quilombo de São Benedito
São Francisco de Itabapoana: Quilombos de Barrinha e Deserto Feliz
Quissamã: Quilombos de Machadinha, Mutum, Santa Luzia e Bacural.

Nenhum comentário: