terça-feira, 25 de março de 2014

Mais de 100 trabalhadores do Porto do Açu passam mal com suspeita de intoxicação alimentar


Uma suspeita de intoxicação alimentar envolvendo funcionários de duas empresas terceirizadas que prestam serviços no Complexo Portuário do Açu movimentou o Centro Municipal de Emergência Pedro Otávio Enes Barreto na manhã desta terça-feira, 25, em São João da Barra. Para atender aos mais de 100 trabalhadores que deram entrada com diarreia e vômito, foi necessária uma mobilização por parte da secretaria de Saúde, com deslocamento de médicos da unidade de Barcelos para atender à demanda.

Além de todo o esforço para atender aos funcionários, a secretaria de Saúde pretende se aprofundar no problema, acionando o Programa Saúde do Trabalhador e a Vigilância Sanitária no sentido de apurar a suspeita de intoxicação alimentar. Em entrevista à Secretaria de Comunicação de São João da Barra (Secom-SJB), a secretária de Saúde de São João da Barra, Denise Esteves, disse que tanto a empresa que fornece a alimentação, quanto as firmas em que os trabalhadores são lotados poderão ser notificadas pelo Poder Público de São João da Barra.

- Iremos checar o que realmente aconteceu e não está descartada a notificação e punição às empresas envolvidas. Iremos agir, se preciso, de forma enérgica para que isso não volte a acontecer – ressaltou a secretária, que esteve no Centro de Emergência acompanhando o atendimento.

As suspeitas de que algo possa estar errado em relação aos procedimentos adotados pelas empresas na alimentação dos funcionários podem ganhar embasamento com a declaração dada à Secom-SJB pelo funcionário Anderson Dutra, que há mais de um ano trabalha no Porto do Açu.

- Já é a terceira vez que esse problema acontece. Sempre tem gente que passa mal, mas desta vez foi o grupo todo. Estamos na esperança que a nova gerência mude esse quadro - disse Anderson, representante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).


Da Redação do Blog com informações da Secom-SJB

Nenhum comentário: