quarta-feira, 26 de março de 2014

Veranista de Gargaú se revolta com onda de arrombamentos


Igreja em GargaúRecebemos um desabafo via e-mail de um veranista da Praia de Gargaú, morador na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, que teve a casa de praia invadida por ladrões que levaram praticamente tudo. No e-mail Diogo Teixeira diz que já estava preocupado com uma sequência de arrombamentos ocorrida próximo a sua residência, e temia acontecer com ele. Eis que o veranista, no último fim de semana, teve o dissabor de ter sua privacidade invadida, casa arrombada e vários pertences furtados. A revolta foi tão grande que, mesmo depois de 18 anos frequentando Gargaú, o veranista desistiu de manter sua casa de veraneio em São Francisco de Itabapoana.

O senso comum nos remeteria a questionar o trabalho das autoridades policiais, estaduais e municipais, mas o que mais revolta esse veranista é o silenciar de algumas testemunhas. As forças de segurança oferecem vários canais para denúncias com o anonimato garantido: Conselho Municipal de Segurança, através do e-mail conselhodesegurancasfi@gmail.com Polícia Militar, pelo telefone 190, disque denúncia da Delegacia Legal, 2789-1322 e disque denúncia do 8º Batalhão de Polícia Militar, 2723-1177.

Leia o e-mail:

Prezado Paulo, bom dia,

Dias atrás, escrevi para o seu blog por conta de uma sequência de roubos a uma casa vizinha a nossa em Gargaú. Infelizmente, nesse final de semana, a notícia veio para nós. A nossa casa foi invadida dois dias seguidos e fizeram uma limpa.

Lamentavelmente, esses episódios nos desanimam e nos fazem tomar a decisão de largar e nunca mais voltar a um lugar tão agradável como Gargaú. Há 18 anos frequentamos lá e nunca tivemos um problema sequer com sumiço de um grão de areia.

Faço aqui um apelo aos moradores. Não adianta ficarem calados por medo, pois alguns viram o roubo sendo realizado e não fizeram absolutamente nada, nem tampouco nos ajudaram a reconhecer o infrator, já que, depois soubemos, é alguém conhecido da própria área, visto pelos moradores cometendo o crime.

Relato a presteza do atendimento da PM (soldados do DPO de Santa Clara) e da Polícia Civil, mas que sem a ajuda dos moradores terão dificuldades de prenderem e tirarem das ruas esses delinquentes.

O que eles precisam entender é que, não somente a minha família, mas muitas outras que têm casas de veraneio, levamos turistas, novas pessoas, e ajudamos na economia local, o que está seriamente ameaçado.

Gargaú é um local muito pequeno para que essas coisas aconteçam e a impunidade permaneça. Por isso, peço a sua ajuda para solicitar aos moradores que contribuam com a polícia com informações sobre os bandidos e sobre os locais para onde os utensílios são levados ou vendidos.

Só assim poderemos devolver a tranquilidade para o local e, quem sabe, recuperar os turistas perdidos. Paulo, conto com seu apoio na divulgação e apelo à comunidade.

Atenciosamente,

Diogo Teixeira
Foto: Renato Rodrigues

3 comentários:

Unknown disse...

A população é hipócrita tudo vê, nada fala, e só sabe reclamar. Assim a tendência é piorar."Quem protege o lobo sacrifica o cordeiro".

Anonimo disse...

Sou veranista de Gargau há mais de 45 anos,vim aqui com 13 anos e até hoje frequento esse paraíso.Aposentei-me e escolhi este lugar para me deliciar de tudo que a natureza nos proporciona.Mas nem tudo são flores,realmente de uns anos para cá o indice de arrombamentos quase que triplicou,levam tudo que podem inclusive canos, bombas torneiras etc.Até quando vamos lidar com esses crimes? Pior é que geralmente esses assaltantes geralmente são da propria comunidade,e nimguém denuncia.Cade a nossa Polícia?O setor de Inteligencia? Vamos dar um basta nisso.Paulo Bernardo

morcego disse...

o bagulho é veridico deu mole vagabundo amunta em cima casa sem segurança, porque ninguén rouba a minha?
bota camera quem sabe vcs conseguen alguma coisa