sexta-feira, 4 de abril de 2014

Praça João Pessoa ganha Centro de Internet Comunitária


Boa notícia para a população da região Norte Fluminense do estado: São Francisco de Itabapoana é o mais novo município a receber um Centro de Internet Comunitária. O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) inaugurou nesta quinta-feira (03/04) o laboratório de Inclusão Digital com acesso gratuito à internet, resultado de uma parceria da autarquia com a prefeitura da cidade. Além do acesso gratuito à internet, os moradores da região poderão contar em breve com cursos de alfabetização digital para pessoas de todas as idades e turmas exclusivas para os idosos. O horário de funcionamento do CIC será de segunda à sexta-feira, das 09h às 17h.

A cerimônia aconteceu com a presença do prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedro Jorge Cherene Júnior, secretários de governo, membros da Associação de moradores e o gerente de Inclusão Digital do Proderj, Márcio Veríssimo e sua equipe, que na ocasião representaram o presidente do Proderj, Paulo Coelho. Moradores também estiveram presentes para conhecer mais de perto o telecentro que, para muitos, será a porta de entrada para o mundo digital.

O mais novo laboratório de Inclusão Digital do Rio, localizado no prédio da Associação de Moradores da Praça João Pessoa, disponibilizará aos moradores da região nove computadores tipo Thin-Clients, que não armazenam os dados de quem os acessam – dando ainda mais segurança aos internautas, sendo um voltado exclusivamente para portadores de necessidades especiais, um servidor de rede e uma impressora a laser.

A ida ao CIC é uma excelente oportunidade para aqueles que ainda não possuem acesso à Internet em casa e para aqueles que desejam conhecer mais as facilidades e possibilidades oferecidas pelo computador e pela internet. No local, será possível navegar nas milhares de páginas da Web, usufruir da interatividade oferecida pelas redes sociais e acessar diversos serviços eletrônicos, como consultas a multas e processos e até imprimir segunda via de contas. Funcionários treinados pelo Proderj estarão todos os dias de funcionamento auxiliando os usuários, em caso de dúvidas.

Em breve, os cursos também gratuitos serão abertos pelo Proderj com turmas para todas as idades, inclusive os idosos. As classes serão montadas de acordo com o número e perfil dos cadastrados. Quem tiver interesse pelos módulos oferecidos poderá comparecer no local munido de documento de identidade e realizar a inscrição. Este é um importante serviço tecnológico que o Proderj busca aprimorar cada vez mais, levando a alfabetização digital a centenas de pessoas. Serviço: NOVO - CIC São Francisco de Itabapoana Endereço: Rua Joaquim Gomes Crespo, S/Nº, Praça João Pessoa. Dias de funcionamento: Segunda à sexta-feira Horário: 09h às 17h


Por Juliana Aragão/Proderj

Nenhum comentário: