domingo, 29 de junho de 2014

Gargaú homenageia São Pedro com procissão fluvial

Marinheiros da Capitania dos Portos de SJB deram apoio à procissão.
Fotos: Facebook do Marcelo Garcia.
Uma procissão fluvial, às 18h30, com apoio dos marinheiros da Capitania dos Portos de São João da Barra, fez parte das homenagens ao Santo fundador da igreja católica São Pedro da localidade de Gargaú. A procissão coordenada pelo padre Lucas Mendes da Paróquia de São Francisco de Paula teve seu final no interior do templo católico de São Pedro. Durante o percurso também participou a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes protetora dos pescadores.  


No calendário católico, todo dia 29 de junho é dia de São Pedro. Para celebrar o padroeiro dos pescadores, missas foram celebradas durante o período da festa que começou na sexta-feira, 27 e termina neste domingo. ´


São Pedro: o fundador da igreja católica

São Pedro, o Apóstolo, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa. Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de procissões marítimas em várias cidades do Brasil.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. 

Nenhum comentário: