terça-feira, 1 de julho de 2014

Obras do maior porto privado do país devem começar em janeiro de 2015


Roterdã será sócio do Porto Central de Presidente Kennedy, que pretende ser o maior empreendimento privado desse tipo no Brasil, segundo reportagem publicada nesta quinta-feira pelo jornal "Valor Econômico".

O porto, que deverá receber investimentos de R$ 5 bilhões, será construído no litoral sul do Espírito Santo a partir de janeiro.

O Porto de Roterdã, empresa controlada pelo governo holandês e pela prefeitura de Roterdã, conhecida como uma das principais operadoras portuárias do mundo, terá 30% do projeto, disse o Valor.

A capixaba TPK Logística, criada para exclusivamente tocar o empreendimento, ficará com aproximadamente 70%. Já o governo do Espírito Santo terá apenas 1% de participação.

De acordo com o jornal, o valor total de investimentos, 70% virão de financiamento. A reportagem informa que o projeto já foi apresentado ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social), mas também poderá ter financiamento de bancos estrangeiros.

Para iniciar as negociações, os acionistas aguardam a aprovação do projeto pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).


Matéria publicada pela Revista Exame

Nenhum comentário: