terça-feira, 19 de agosto de 2014

Mais uma baleia aparece no litoral de São Francisco

Mamífero está morto, à deriva, prestes a encalhar na Praia de Guaxindiba.



Na tarde desta terça-feira, 19-08, mais uma baleia apareceu no litoral de São Francisco de Itabapoana. O mamífero está morto e a carcaça encalhou na  Praia de Manguinhos.

As primeiras imagens registradas pela equipe do Blog no final da tarde, próximo ao Hotel Recanto dos Amigos, e mostram o animal a cerca de 300 metros da areia. Por volta das 19 horas, o pescador Cláudio, morador em Guaxindiba, confirmou ao Blog que o animal foi parar em cima de pedras, localizadas entre Guaxindiba  e Manguinhos, a cerca de 100 metros da faixa de areia. Ele acredita que durante a madrugada, com a subida da maré a carcaça irá encalhar na areia, próximo a uma enseada conhecida como Recanto das Casuarinas, entre Guaxindiba e Manguinhos.

A equipe do CTA - Serviços em Meio Ambiente, empresa que monitora os animais marinhos na costa de São Francisco de Itabapoana, está de prontidão, aguardando a carcaça chegar até a areia para fazer análises.

Segundo pescadores, o animal mede cerca de 12 metros. Análises serão feitas para saber se é um exemplar macho ou fêmea e de qual espécie. Neste último sábado, 16, um filhote de baleia jubarte encalhou muito debilitado, exatamente em Guaxindiba, e acabou morrendo. 

O CTA colheu material do filhote para analisar a causa da morte. O laudo deverá sair em 30 dias.

Orca encalha no Espírito Santo

Orca encalhou em Anchieta-ES
Na última quinta-feira, 14-08, uma  Orca encalhou em Anchieta, Sul do Espírito Santo. Uma força tarefa foi feita para tentar salvar o mamífero, que não resistiu e morreu no dia seguinte. No início do mês, dia 03-08, apareceu  uma baleia jubarte morta na Praia de Buena, em São Francisco de Itabapoana. Há um esforço grande do CTA para descobrir o que está causando a morte dessas mamíferos.

Um comentário:

Mari disse...

Fico Triste com esses acontecimentos.Baleias são animais lindos.
Mas qual será a explicação de tantas ocorrências desse tipo?