Clique abaixo para ouvir a Rádio São Francisco direto no site

________________________________________________________

terça-feira, 24 de março de 2015

Aviões rumo a Natal passam por São Francisco



O município de São Francisco de Itabapoana recebeu neste domingo, 22-03, uma etapa do II Raid Aéreo Sudeste-Nordeste Costa Esmeralda. O evento reúne pilotos e suas aeronaves que partiram de Porto Belo, em Santa Catarina, e vão até Natal, no Rio Grande do Norte. Percorrendo em ida e volta 6.482 km, passando por mais de 1.000 praias e pelas vistas mais bonitas da costa brasileira. A parada em São Francisco aconteceu na Praia de Guaxindiba, no Aeroporto do Sítio Dujuca.

Devido à instabilidade no tempo na semana passada nas Regiões Sul e Sudeste, muitos pilotos desistiram de participarem do evento. Dos 30 pilotos previstos, apenas 10 pousaram em São Francisco e seguem rumo a Natal. Além das 10 aeronaves, outros dois aviões de pilotos da região ficaram expostos ao público, totalizando 12 aeronaves.

O início do Raid Aéreo foi na última sexta-feira (21-03), em Itapema, em Porto Belo (SC). A primeira parada foi em Ubatuba, Litoral de São Paulo. No domingo a previsão era decolar de Ubatuba rumo a São Francisco de Itabapoana após o almoço, mas, preocupados com o mau tempo, os pilotos anteciparam a decolagem e chegaram antes do almoço no Aeroporto do Sítio Dujuca.

O piloto Jayme Massom, de Blumenau (SC), disse que no Estado de São Paulo o tempo estava muito fechado. “O tempo estava razoável em Itapema, entretanto em São Paulo fechou bastante. Nós pilotos nos comunicamos, e, por questões de segurança, quem não se sente seguro acaba nem decolando”, justificou. Segundo ele, o Raid Aéreo não é uma competição, e sim um evento de voo recreativo, sendo que cada piloto faz o trajeto no seu tempo.

Durante a visitação do público de São Francisco de Itabapoana, dois aviões decolaram e realizaram algumas manobras, com destaque para um avião modelo Extra EA-300, considerado um dos melhores aviões de acrobacia. É capaz de atingir cerca de 450km/h. (Assista aos vídeos abaixo).

Segundo o piloto e administrador do Aeroporto do Sítio Dujuca, Romário Teixeira Bernardo, o evento foi um sucesso. “Apesar do mau tempo, que resultou em um número reduzido de aviões, o saldo é positivo, pois o público prestigiou o evento. Os pilotos ficaram maravilhados pelo interesse dos sanfranciscanos pela aviação. Eles seguiram rumo a Natal com uma boa impressão de nossa cidade, ficando a certeza que irão voltar nos outros eventos desse porte”, disse Romário.


Vista aérea do Aeroporto do Sítio Dujuca (foto: Google)

Os pilotos decolaram de Guaxindiba na manhã desta segunda-feira, 23-03,  e já estão em Porto Seguro, Sul da Bahia. A previsão de chegada em Natal é na quinta-feira, 26-03.

Veja o roteiro do II Raid Aéreo Sudeste-Nordeste Costa Esmeralda:

(Itapema/Porto Belo) Largada;
SDUB (Ubatuba), almoço/coquetel/pernoite/almoço;
SIQQ (São Francisco De Itabapoana), jantar/pernoite;
SBPS (Porto Seguro), almoço;
SBIL (Ilhéus), jantar/pernoite/visitação fazenda e praia/jantar/pernoite;
SNJD (Feira de Santana), almoço;
SNGS (Maceió), jantar/pernoite;
SJBX (Natal), recepção de chegada/ Lançamento Costa Esmeralda Lagoa.



Assista aos vídeos da exibição do avião modelo Extra EA-300:






Nenhum comentário: