sexta-feira, 19 de junho de 2015

Mais Você conta emocionante história de resgate de pescadores de São Francisco de Itabapoana


Após o barco virar, os pescadores ficaram 30 horas sobre o casco a espera de socorro.

O Programa Mais Você da Rede Globo vai abordar uma história que teve um desfecho feliz em São Francisco de Itabapoana.

Em e-mail enviado ao Blog, Ada Gomes, irmã do comandante e sócio do Providência, Aroldo Gomes Vieira,  conta que a apresentadora Ana Maria Braga, no quadro “Segunda Chance”, vai mostrar o naufrágio do Barco Providência de Barra do Itabapoana, Litoral Norte de São Francisco. 

O ano era 2006, o Blog sequer havia sido fundado, por isso não cobrimos aqui esse fato. Após uma forte onda a embarcação virou. Segundo relatos dos próprios pescadores, pelas circunstâncias, a embarcação iria afundar, mas por um milagre, o barco emergiu, ficando com o casco para cima. Ali os tripulantes sanfranciscanos ficaram 30 horas à espera de um novo milagre: serem resgatados.

Foi quando tripulantes de uma outra embarcação avistaram os pescadores em cima do casco do barco a 10 horas do continente. O navio desviou da rota e realizou o socorro aos náufragos.

Segundo Cláudia Belônia, esposa de Aroldo, a produção do Mais Você esteve em Barra do Itabapoana filmando com os tribulantes na semana passada. A história seria mostrada nesta sexta-feira, 19, mas, devido à falta dos nomes de todos os tripulantes, o programa adiou a exibição para a próxima semana.

Em 2013, outra emocionante história também terminou bem. A embarcação Ainoam, também com pescadores de Barra do Itabapoana, virou, ficando apenas a casaria pra fora d’água. Após ficarem oito dias à deriva, pescadores do Farol de São Tomé realizaram o resgate.

Outros naufrágios de barcos de pesca de sanfraciscanos não tiveram o mesmo final feliz. Dentre os que tiveram um final trágico, o mais conhecido, e que teve maior repercussão foi o naufrágio do Marimanda. Ocorrido em janeiro de 2012, o caso ainda é um mistério. Os cinco tripulantes desapareceram e apenas partes da embarcação foram localizadas. Até hoje as famílias choram pela ausência dos entes queridos.

Nenhum comentário: