quinta-feira, 11 de junho de 2015

São Francisco terá Plano Municipal de Educação


O município de São Francisco de Itabapoana, interior do Norte do Estado do Rio de Janeiro, contará com um Plano Municipal de Educação (PME), documento que prevê propostas e metas em prol do processo de ensino e aprendizagem em todas as escolas municipais, estaduais e particulares da região.

O PME está na procuradoria do município e será encaminhado para Câmara de Vereadores, onde deverá ser analisado e aprovado. Em seguida vai ser enviado para o prefeito Pedrinho Cherene, que irá sancioná-lo.

“O plano não beneficia a rede municipal, mas todas as escolas do município. Por isso estamos unindo esforços desde o ano passado para consolidá-lo dentro do limite do tempo estabelecido por lei’', ressaltou o prefeito.

Os municípios que não tiverem com os seus planos elaborados e sancionados até o dia 24 de junho, perderão recursos do governo federal por dez anos, tempo de vigência do Plano Municipal.

Como parte da elaboração do Plano Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura SMEC de São Francisco de Itabapoana realizou, nesta semana, uma conferência com membros do executivo, legislativo e sociedade civil organizada. O encontro teve início na parte da manhã, se estendendo até o final da tarde.

O evento foi realizado para atualizar os órgãos de interesse sobre as mudanças feitas na última audiência, ocorrida na quarta-feira (3) desse mês. Os participantes puderam dar opiniões e sugestões, assim como debater sobre as alterações.

De acordo com a secretária de educação de São Francisco, Kátia Regina Martins, o diálogo proporcionado em ocasiões como essa conferência é fundamental para a construção das estratégias educacionais.

“A troca de experiências e pontos de vista que ocorrem nos debates são importantes para a construção de um Plano funcional. Muitos, tem vivências importantes que nos ajudam a compreender melhor as necessidades e dificuldades para levar a educação a todos, por isso a grande importância das nossas conferências”, destacou a secretária.


O Plano Municipal de Educação tem como objetivo traçar metas e desenvolver formas para sua implementação, buscando como resultado a melhoria da educação como um todo no município. Fazem parte do documento a educação pública e particular, do período pré-escolar até o ensino superior. (Ascom SFI)

Nenhum comentário: