Atraso na entrega de correspondências e horas a espera revelam a precariedade no atendimento dos Correios em SFI.
Teste de paciência para quem estava na fila dos Correios |
Na segunda-feira, 04-01, a reportagem do Blog passou cerca
duas horas na fila para postar uma encomenda e o que se viu foram muitas
reclamações de quem estava aguardando atendimento.
Dos três caixas que há na agência, apenas um funcionava.
Apenas um funcionário para atender aos serviços de recebimento de contas e
boletos, postagem de correspondências e encomendas, saques e depósitos no Banco
Postal além de entrega de correspondências.
Por volta das 15h, quando finalmente a encomenda foi
postada, nossa reportagem entrevistou quem estava na fila.
“Enfrento essa fila, passo horas esperando o atendimento,
apenas pra ver se tem carta pra mim, pois onde moro não há entrega de
correspondência. O pior é que fico horas esperando e as vezes não há
correspondência. Teve uma ocasião que levei três horas na fila, um absurdo. Como
não tenho internet em casa, ainda pago três reais para emitir uma segunda via
das faturas de meu cartão de crédito”, lamentou Devanda Carlos de Souza.
“Pelo menos dois caixas deveriam estar funcionando.
Apenas um gera essa fila enorme, pois tem que atender também as prioridades.
Acho uma falta de respeito com a população”, reclamou Isabel Andrade.
O Blog entrevistou também uma veranista, moradora em
Itaperuna, que estava na fila para pagar contas. “Nessa época do ano o
movimento aumenta muito e eu acho São Francisco uma cidade muito movimentada
para ter apenas uma agência dos Correios e uma Lotérica. Pra completar muitos
bancos se recusam a receber contas. Era preciso mais pontos para recebimento de
contas”, disse Marilene Boniolo.
Segundo apurou o Blog, os Correios de São Francisco contam
com sete funcionários efetivos, sendo que desses, dois são carteiros e dois caixas.
Para normalizar o atendimento e fazer com que contas não sejam entregues após o
vencimento, era preciso pelo menos quatro carteiros efetivos. Quanto ao
atendimento dentro da agência, era necessário que os três espaços disponíveis aos
caixas fossem ocupados.
Como se vê, o aumento do número de funcionários na
agência seria a saída para melhorar o atendimento no órgão.
E esses problemas não são exclusividade de São Francisco.
O Blog apurou que em todas as cidades da Região há problemas. Em São João da
Barra, por exemplo, o atendimento também é precário. Conclamamos à sociedade a
reclamar. O canal de reclamações dos correios é o 0800-725-0100.
Também é preciso a mobilização de prefeitos, vereadores,
deputados estaduais, e, principalmente, as autoridades federais, deputados federais
e senadores, já que se trata de um órgão federal.
O que se vê nas propagandas caríssimas que os Correios
promovem, com comerciais bem elaborados, não retrata a realidade que a população enfrenta.
Apesar de o Blog reconhecer que as coisas só vão melhorar quando
aumentar o efetivo da agência de São Francisco; também precisamos refletir
sobre os pequenos gestos. Sobrecarregar um funcionário para atender todo tipo
de serviço no período das 13 horas às 15 horas, foi um teste de paciência para
ele e para quem estava na fila. O mínimo seria designar um funcionário para
ajudar no atendimento, enquanto o segundo caixa voltava do almoço. E que almoço demorado!
Até quando a população terá que conviver com esse descaso? É Preciso dar um basta. O Blog está à disposição para quaisquer esclarecimentos por parte dos Correios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário