segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Fazenda Lucahê implanta projeto pioneiro de irrigação por gotejamento em terras sanfranciscanas

Projeto de irrigação tem vida útil de 18 a 20 anos.


Valas começaram a ser abertas e o local onde será erguida a casa de bombas.

Parte dos equipamentos do projeto de irrigação por gotejamento no galpão da Lucahê.

Lulu com Marcos na área de plantio confiante no projeto da Netafim

Buscando sempre soluções tecnológicas para desenvolver as atividades no campo, a empresa sanfranciscana Lucahê Agropecuária, do empresário e produtor rural Luiz Henrique o Lulu Henrique, localizada na comunidade de Santo Antonio em SFI, está investindo em um projeto de irrigação de cana de açúcar por gotejamento numa área de 41 alqueires da fazenda. Neste final de semana, Lulu Henrique recebeu o Blog do Paulo Noel e falou sobre o projeto, segundo Lulu idealizado por engenheiros israelenses. “O projeto de irrigação por gotejamento está em fase de implantação. Estamos implantando a casa de bombas e abrindo as valas para adutora”, explica Lulu ao lado do seu gerente Marcos. “Uma das vantagens do projeto é a economia de água. A irrigação é feita com pouca água representando uma economia de 60 por cento”, diz. Segundo o gerente da Lucahê Marcos o sistema de gotejamento permite a adubação via fértil irrigada. “O nutriente vai pela água direto na raiz da planta”, diz. Lulu Henrique, por outro lado informa que este projeto é o único, hoje, em andamento no Brasil. “Em relação à irrigação convencional a economia é enorme. Nessa área de 41 alqueires a durabilidade do projeto tem vida útil de 18 a 20 anos e poderemos ultrapassar o dobro da produção de uma irrigação convencional atingindo até mil toneladas de cana de açúcar por alqueire” diz.

Mais vantagens
Segundo Lulu, como a planta terá cem por cento da necessidade hídrica atendida a tendência de duração do corte da cana chegar é de até vinte anos. O plantio normal duraria um período de cinco anos.

Empresa israelense

A empresa responsável pelo projeto é a Netafim, pioneira na criação e desenvolvimento da tecnologia de irrigação localizada, A Netafim, empresa israelense de irrigação, além de uma fábrica em Ribeirão Preto-SP, possui fábricas nos E.U.A., Austrália, África do Sul, China e Índia.


De acordo com site da empresa responsável pelo projeto (http://www.netafim.com.br/) o sistema de irrigação por gotejamento é enterrado a uma profundidade que permite a mecanização completa do cultivo e eventualmente a queimada se for necessária. O empresário Lulu Henrique está animado com o projeto. Em São Francisco de Itabapoana somos pioneiros e únicos no momento. “Somos privilegiados. SFI tem excelentes áreas de terra Colhemos melancia plantada a cem metros do mar, precisa falar mais alguma coisa”, concluiu Lulu.

Nenhum comentário: