quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Secretaria de Promoção de São Francisco oferece diversos cursos de geração de trabalho e renda

A secretaria de Promoção Social está com vagas abertas para diversos cursos de geração de trabalho e renda, entre eles, de biscuit, culinária, bordado, corte de cabelo, pintura, craquelé, pátina, manicure, cestaria em jornal e gesso, tábua, corte e costura e etc.

Os interessados deverão comparecer a secretaria de Promoção Social até sexta-feira (20), das 9h às 16h, para fazer a inscrição. É necessário ser maior de idade e levar a cópia dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência. No caso de quem recebe o Bolsa Família, deve levar também a cópia do cartão.

Os cursos vão ter início a partir do dia 9 de março e serão ministrados na sede e nos pólos da secretaria de Promoção Social. As comunidades que serão beneficiadas são: Centro, Praça João Pessoa, Gargaú, Ponto de Cacimbas, Imburi de Campos, Brejo Grande, Guarixima, Retiro, Barra do Itabapoana, Nova Belém, Santa Clara e Valão Seco. “Os cursos serão distribuídos entre a sede da secretaria e demais pólos que funcionam em escolas, associação de moradores e nos projetos Peti e Curumim”, informou a Coordenadora do Programa de Geração de Trabalho e Renda, Helena Vinagre.

De acordo com a secretária de Promoção Social, Francimara Barbosa Lemos, esses cursos tem ajudado a melhorar a qualificação das pessoas e a gerar mais emprego e renda no município. “O nível de qualificação e emprego em nosso município é baixo. Através dos cursos queremos ajudar a mudar esta realidade. Já temos gente no município que sobrevive do trabalho aprendido nesses cursos. Há artesãs que hoje trabalham em Macaé, Rio das Ostras e que fizeram estes cursos.”, ressalta Francimara.

Ainda segundo Francimara, como 90% dos alunos são mulheres, o curso foi pensado de forma que elas pudessem trabalhar em casa, conciliando as tarefas do lar com o trabalho.

Os cursos têm dado tão certo que a secretaria já pensa em outras formas de escoar a produção. "Antes vendíamos os produtos feitos pelas artesãs do curso na Feirinha de Santa Clara. Agora vamos colocar um ponto fixo na BR 101. E temos planos de montar uma cooperativa para escoar esses produtos para outros estados e até exportar para fora do país”, planeja Francimara.

Durante o carnaval a Feirinha de Santa Clara funcionará de sexta a domingo, das 18h às 23h.

Nenhum comentário: