terça-feira, 19 de maio de 2009

Ônibus da leitura chega a SFI

Foto: Magno Paes -

O Ônibus da Leitura, da empresa 1001, chegou a São Francisco de Itabapoana, nesta segunda-feira (18), e percorrerá cinco comunidades. A viação possui uma biblioteca móvel intitulada “1001Histórias” que contém um acervo de mais de 1400 livros, gibis e vídeos educativos. O objetivo da empresa é atender estudantes da rede pública e de comunidades com dificuldade de acesso a leitura.
A escola municipal de Floresta foi a primeira comunidade a receber a biblioteca móvel. Nos próximos dias as localidades de Buena, Ponto de Cacimbas, Estreito e Brejo Grande também receberão o projeto. Crianças da educação infantil a 4º série terão acesso gratuito a todo o acervo do ônibus e ainda receberão de brinde revistas de passatempo.
Segundo a secretária de Educação, Dayse Tavares, a biblioteca móvel é um incentivo a leitura. “Queremos aproveitar este projeto ao máximo. Como não é possível levar o ônibus a todas as escolas, levaremos algumas escolas até o local para que um maior número de alunos aproveite esta oportunidade”, afirmou Dayse. (Texto - Ascom SFI. )

Um comentário:

Sharlys Jardim disse...

Olá Paulo Noel, muito boa à idéia de trazer para o nosso município esse ônibus de leitura. Mas nosso município precisa de algo a mais. Por que não uma biblioteca pública fixa atendendo sim ao público geral do nosso município focando não só as escolas, mas a população no geral.
Um exemplo é na comunidade de Gargaú que há muito tempo no Barracão funcionava uma espécie de biblioteca e regate a cultura local. Por que tudo isso acabou? Por que não unir a tecnologia a favor na nossa população abrindo em cada localidade uma biblioteca pública com acesso a internet, cursos de artes (teatro, artesanato, musica). Seria mais aproveitador, sendo assim poderíamos sonhar com a mudança e ocupação dos nossos jovens a fins lucrativos e culturais.

Um grande exemplo para não só nossa comunidade de Gargaú, mas sim para o nosso município que é a Shirley Jardim que ganhou o prêmio top100. Estando entre as 100 melhores artesãs do Brasil. Quer exemplo melhor que esse? E tudo começou no barracão na época em que tinha oficinas e ainda funcionava a biblioteca da qual citei no comentário anterior.
Nosso município é repleto de pessoas capazes só que precisam de oportunidade e ser reveladas.

Uma boa noite!