quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Equipamentos pesados do Parque Eólico terão operação especial de transporte


Representantes da Gesa – Gargaú Energética S. A, se reuniram nesta quinta-feira (10), com o prefeito de São Francisco de Itabapoana Beto Azevedo e o secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, para discutir o esquema especial de transporte de equipamentos pesados que vão ser instalados no Parque de Energia Eólica, na praia de Gargaú. No total são 143 carretas do tipo extensiva e prancha que vão transportar os equipamentos. A operação de transporte vai envolver um esquema especial durante o trajeto do Rio de Janeiro até São Francisco de Itabapoana e vai contar com escolta particular e apoio das polícias rodoviária federal (Br 101) e estadual (RJ 224).
Segundo o engenheiro da empresa, Miguel Fracchia Jr., as primeiras carretas estão previstas para chegar no dia 18 próximo e toda a operação de transporte deve durar cerca de dois meses. Ele explicou que em Campos e São Francisco alguns trevos, postes de alta tensão e canteiros terão que ser removidos para a passagem das carretas. Em Campos, um dos pontos críticos é na subida da ponte General Dutra. Já em São Francisco uma parte do trevo no centro da cidade terá que ser removida. Além disso, será preciso levantar vários trechos de rede de alta tensão em parceria com a Ampla.
Carretas especiais
O esquema especial de transporte envolve carretas especiais do tipo extensiva e prancha. As do tipo extensiva vão transportar os aerogeradores do porto do Rio até São Francisco. Cada carreta tem 45 metros de comprimento e 2,6 metros de largura e a carga é de 9 toneladas. Para se ter uma idéia, o comprimento de cada uma corresponde ao tamanho de duas carretas do tipo “cegonheira”. Já as carretas do tipo prancha sairão do Recife transportando as torres metálicas até São Francisco. Cada uma tem 18 metros de comprimento e 3 de largura e as cargas terão em média 54 toneladas.
Cada carreta desenvolve em média 25 quilômetros por hora e o trajeto do Rio até o Parque Eólico vai durar cerca de 32 horas de viagem.
O empreendimento
Com investimentos em torno de R$130 milhões, São Francisco de Itabapoana vai sediar o primeiro parque de energia eólica da região Sudeste. O parque terá 17 aerogeradores de 1,65 MW cada, somando uma potência total de 28 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes. O empreendimento é da empresa brasileira Ecopart Ltda. Cada aerogerador tem 120 metros: 80 metros de altura da torre, mais 40 metros da pá da hélice; altura equivalente a um prédio de 40 andares. Para que o projeto fosse implantado, um estudo de aproximadamente um ano e meio foi realizado para verificação da capacidade e do perfil dos ventos em todas as estações. Os especialistas chegaram a conclusão que o litoral de São Francisco de Itabapoana é propício para geração de energia eólica, devido a existência de vento constante durante todo o ano.

4 comentários:

Anônimo disse...

Porque não se usa o transporte maritimo????????

Seria um bom momento para incentivar este transporte e causar menos danos e possiveis acidentes com este transporte na BR-101

Anônimo disse...

como fazemos para deixar curriculo?

Anônimo disse...

Eh aí, afinal de contas quando começará a vim essas carretas??

Estou preocupado com as ruas.
Obrigado

Unknown disse...

eu acho que vi esses equipamentos chegando no porto do rio essa semana.