segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Artesãos sanjoanenses participam de feira de artesanato de BH

Um grupo de 25 artesãos do projeto “Artesanato é nossa cultura” desenvolvido pela prefeitura de São João da Barra visitou, no último sábado, dia 28 de novembro, a 20ª Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte. A visita foi a última em 2009 de uma série que começou no mês de março com a 3ª Rio Artes Manuais no Rio de Janeiro, passando ainda pela Feira Brasil Contemporâneo, feira da Providência e a o Luxo do Lixo.
Além de visitar, os sanjoanenses puderam participar de forma inteiramente grátis de oficinas de tear, bordado, sachê perfumado e papel artesanal. Com a participação, puderam adquirir mais conhecimento sobre as novas técnicas das artes manuais se tornando multiplicadores em São João da Barra repassando o que aprenderam para outros artesãos.
Segundo Vânia Pantoja, coordenadora do projeto, o ano de 2009 foi muito bom para os artesãos de São João da Barra.
“Esse ano foi tudo de bom para nós do artesanato e da cultura de São João da Barra. Em todas as cidades onde vamos só recebemos elogios pelo trabalho que está sendo. Este ano começamos bem e foi fechado melhor ainda. Vamos continuar trabalhando pensado que em 2010 possamos valorizar ainda mais nosso artesão e os artistas sanjoanenses”, destaca Pantoja, acrescentando que a prefeita Carla Machado é a grande responsável por este novo perfil cultural do município. “Ela tem dado todo apoio a todos as vertentes culturais de nossa terra. Restaurou diversos prédios históricos e, em especial para nós, a antiga estação ferroviária se tornou a Estação das Artes Derly Machado”, finaliza.
Na edição de 2008 da feira houve uma visitação recorde de 180 mil pessoas e negócios da ordem de R$ 86 milhões que, segundo a realizadora do evento e presidente do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Icape), Tânia Machado, é cedo para fazer qualquer estimativa, no mínimo, os números passados serão mantidos nesta edição. “No ano anterior, no auge da crise financeira internacional, a FNA conseguiu superar as expectativas de todos os envolvidos”, destaca Tânia.

Nenhum comentário: