quinta-feira, 18 de março de 2010

Manifestação contra divisão dos royalties do petróleo para o centro do Rio de Janeiro

Dividiram o palanque com Cabral, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o senador Magno Malta (PR-ES) e a prefeita de Campos, Rosinha Matheus.
Fotos: G1.
Rio de Janeiro -O centro do Rio de Janeiro parou agora à tarde para a manifestação contra a Emenda Ibsen Pinheiro, que redistribui os royalties do petróleo entre os estados da Federação. Com a emenda, aprovada na Câmara dos Deputados, no último dia 10, o estado do Rio perderá R$ 7 bilhões anualmente.

A concentração na Candelária começou às 15h, mas desde o início da tarde caravanas de ônibus de cidades do interior do estado chegavam trazendo pessoas para participar do protesto. Todas as prefeituras se engajaram no ato em repúdio à emenda que prejudica diretamente o Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

O governador Paulo Hartung, do Espírito Santo, também enviou caravanas de funcionários públicos para o ato cívico. A concentração de ônibus vindos principalmente do interior, como das cidades de Campos dos Goytacazes, Macaé e Quissamã, no norte do estado, congestionou a Ponte Rio-Niterói. Dezenas de ônibus vindos do norte fluminense ficaram retidos na Rodovia Niterói-Manilha, principal acesso à ponte.

A avenida Presidente Vargas virou um verdadeiro caos. Os ônibus urbanos vindos da zona norte tiveram de estacionar ao longo das pistas lateral e central e não conseguiram seguir viagem. Os passageiros tiveram de seguir a pé.

Os guardas municipais deslocados para controlar o trânsito ficaram completamente perdidos, sem condições de orientar os motoristas. Milhares de estudantes da rede de ensino estadual também participaram da manifestação, trazidos de ônibus cedidos pelas empresas.

O governador Sérgio Cabral, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, os senadores Marcelo Crivella e Francisco Dornelles, além de artistas, participam da manifestação. Haverá também, na Cinelândia, shows com o grupo Revelação, Alcione, Neguinho da Beija-Flor e Fernanda Abreu. A festa cívica está programada para terminar às 22 h.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais uma vez venho aqui neste blog para demostrar o meu sentimento de repúdio contra uma covardia que estão querendo fazer com o royalties do nosso estado, com uma emenda de um deputado que não tem moral nenhuma para fazer isso, pois ja foi envolvidos no caso dos anões. mais o pior de tudo não é só isso, é um DESGOVERNADOR, que não usa o microfone para ser pronuciar, pois saímos de nossas cidades para um ato político e não para show de artistas, que tava lá fazendo sua parte.