segunda-feira, 22 de março de 2010

Prefeita de SJB confirma presença no V Fórum Urbano Mundial


Começa nesta segunda-feira (22) na Zona Portuária do Rio de Janeiro o maior evento de urbanismo no planeta, o Fórum Urbano Mundial 5, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da diretora-executiva do UN-Habitat, Anna Tibaijuka, do ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do prefeito do Rio, Eduardo Paes e da prefeita de São João da Barra, Carla Machado.
São João da Barra, que já havia conquistado visibilidade nacional e internacional devido ao mega empreendimento do Complexo Logístico e Portuário do Açu, agora se destaca de vez no cenário mundial. O município vai ser uma das 25 cidades do mundo a participarem da Campanha Urbana Mundial: Iniciativa das 100 Cidades, promovida pela Organização das Nações Unidas – ONU. No Brasil só foram escolhidas duas cidades: São Paulo capital e São João da Barra.


A campanha é uma ação global organizada pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, UN-Habitat, a ser lançada durante o V Fórum Urbano Mundial, a realizar-se de 22 a 26 de março de 2010, na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. O programa objetiva apoiar as cidades no enfrentamento dos desafios gerados pelo crescimento urbano e econômico e pelas mudanças climáticas, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.


“Facilitar o aprendizado e o intercâmbio de novos conhecimentos, tecnologias e métodos de trabalho entre as cidades parceiras, as comunidades e os atores que ajudam a formatar as políticas públicas são alguns dos objetivos. Demos a opção de São João da Barra para ser “laborató rio” neste projeto piloto e a sugestão foi aceita”, informa Marlene Fernandes, assessora internacional do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM.
Ela acrescenta que o município está recebendo grandes investimentos portuários e industriais, em andamento e previstos para curtos e médios prazos e certamente irá enfrenta desafios para assegurar o desenvolvimento sustentável, em termos sociais, econômicos, urbanos e ambientais, podendo ser um exemplo para outras cidades do Estado, do Brasil e do mundo que vem enfrentando situações semelhantes.


A prefeita Carla Machado, que irá participar do Fórum, inclusive de uma mesa redonda com as outras 24 cidades do mundo, entre elas: Alicante, Livingston, Makati, Medellin, Philadelphia, Pushkino, Rabat, Rybnik, Rosario, Vienna, destaca a importância que o município vem conquistando no cenário mundial. “Durante dezoito meses a ONU estará focada nestas vinte e cinco cidades. O projeto vai ter continuidade depois deste período e, portanto, nossa responsabilidade aumenta ainda mais já que seremos exemplo para outras cidades do mundo que estejam passando por situação semelhante ou que venham a ter. No Fórum Urbano Mundial haverá organizações de todo o mundo como o BID, o Banco Mundial, entre outras”, ressalta.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA – Segundo a prefeita, inúmeros serão os benefícios da participação do município neste Programa da ONU: Exposição para uma rede global de parceiros que estão promovendo políticas e práticas inovadoras em desenvolvimento urbano sustentável; Reconhecimento nacional e internacional como uma cidade comprometida com inovação e mudanças; Insights sobre novas parcerias público-privadas e modelos de investimento; Oportunidades para aprender com um grande número de cidades e comunidades engajadas em oportunidades de desenvolvimento econômico sustentável, tecnologias e know-how; Acesso a um vasto conjunto de instrumentos, métodos e abordagens, já testados, para o desenvolvimento sustentável, o planejamento e a gestão urbana, a produção da habitação e dos serviços e equipamentos urbanos.


O FÓRUM – A organização do Fórum Urbano Mundial 5 (FUM5) inscreveu mais de 27,5 mil participantes. Segundo o balanço mais recente do ONU-Habitat os inscritos são de 161 países. A quinta edição do Fórum, o maior evento sobre urbanismo no planeta, começa no próximo dia 22 na Zona Portuária do Rio de Janeiro. As inscrições foram gratuitas e estiveram abertas ao público até o dia 14 de março. A prefeitura disponibilizou um link para o evento através do endereço www.sjb.rj.gov.br. Esta é a primeira sessão do fórum na América Latina e terá como característica principal a participação popular nas propostas que serão discutidas. O evento foi criado em 2001 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, que previu a realização a cada dois anos de sessões de um Fórum Urbano Mundial, sob responsabilidade do ONU-Habitat. A edição brasileira tem o apoio do Governo Federal e do Ministério das Cidades. O tema central do FUM5 é "O Direito à Vida: Unindo o Urbano Dividido". As discussões são divididas em seis eixos: Levando Adiante o Direito à Cidade; Unindo o urbano Dividido; Acesso Igualitário à Moradia; Diversidade Cultural nas cidades; Governança e Participação; e urbanização sustentável e inclusiva. O fórum reúne regularmente agentes governamentais, representantes da sociedade civil e do setor privado para debater o problema da rápida urbanização. Hoje, é o congresso mais importante sobre gestão do crescimento das cidades.

Nenhum comentário: