terça-feira, 27 de abril de 2010

Barbosa Lemos recupera direitos políticos e se diz pronto para voltar

Barbosa Lemos reconquista o título eleitoral cassado em 2002
Foto: Leandro Nunes.

“Se Deus quiser e for da vontade do povo eu voltarei a assumir um cargo público”. Foi assim que o radialista Barbosa Lemos, 59 anos, definiu o fim dos oito anos de suspensão de seus direitos políticos. Na tarde desta terça-feira (27/04), o ex-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI) recuperou seu título de eleitor e poderá, novamente, exercer seus direitos como cidadão pleno, votar e ser votado.

Barbosa lamentou os anos que não pode exercer parte de sua cidadania, mas diz que como radialista, conseguiu recuperar o prestígio com a população de Campos e de São Francisco de Itabapoana. Quando questionado sobre a reação de seus adversários à notícia, disparou:

“Após 10 anos afastado da vida pública, acredito que não tenha inimigos políticos, até porque os que estão lá governando eu ajudei a eleger”, disse Barbosa, pai de Frederico Barbosa Lemos, atual vice-prefeito de SFI.

A devolução dos direitos a Barbosa Lemos foi proferida pelo juiz eleitoral de São Francisco do Itabapoana, Leonardo Cajueiro D’Azevedo. Barbosa se diz emocionado e com gás total. “Só de pegar o título de volta eu já pude sentir uma resposta positiva da população dentro do cartório”, conta emocionado. E finaliza dando nuances de que voltará a concorrer a algum cargo. “Eu ainda me sinto novo e preparado para governar qualquer município brasileiro” finalizou o sempre otimista radialista, que além de ter sido o primeiro Prefeito de SFI, filiado ao PSDB, foi deputado estadual três vezes, uma pelo PRN e duas pelo PSDB.

PERDA DOS DIREITOS POLÍTICOS
Após uma decisão judicial em setembro de 2002 Barbosa Lemos, então Prefeito do recém emancipado município de São Francisco do Itabapoana, teve seus direitos político cassados por fazer contratação de funcionários para Prefeitura do município sem a realização de concurso público, como determina a lei.

Somando os dois anos que ficou afastado por conta da decisão, mas os oito anos determinados pela sentença Barbosa Lemos permaneceu 10 anos fora da vida pública.

Como primeiro Prefeito da cidade de SFI, Barbosa faz dois destaques que lhe estampam no rosto o sorriso de satisfação. “Cumpri meu mandado integral, do primeiro ao último dia sem ser tirado do cargo um segundo sequer e sem responder nada a Justiça e isso posso falar de peito aberto. Também devo destacar que fui o primeiro prefeito no Brasil a instituir o 14º salário para todo o funcionalismo público. Na data de seu aniversário, o servidor recebe um salário integral, o que lhe condiciona a uma vida no mínimo mais digna”. (Leandro Nunes do Ururau)

11 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS BARBOSA NÓS SENTIMOS MUITO A SUA FALTA,SABEMOS DO AMOR E CARINHO QUE VOCÊ TEM POR SÃO FRANCISCO, INFELISMENTE O SEU FILHO FREDERICO NÃO PODE FAZER NADA POIS QUEM MANDA NA VERDADE É O PREFEITO, MAS SE DEUS QUIZER UM DIA TEREMOS VOCÊ OU SEU FILHO FREDERICO GOVERNANDO DE VERDADE ESTA CIDADE.ESCOLAS FUNCIONANDO A NOITE,13º SALÁRIO PARA OS CONTRATADOS, NÃO DESMERECENDO OS SEUS SUCESSORES, POIS CADA UM FEZ E FAZ O QUE PODE, MAS IGUAL A BARBOSA DE NOVO,SÓ COM VOCÊ OU FREDERICO NO COMANDO. QUE DEUS TE ABENÇOE E TE DE SAÚDE. A VOCÊ PAULO NOEL OBRIGADO PELA NOTÍCIA QUE NOS DÁ. POIS PODEMOS AINDA SONHAR COM UMA CIDADE CADA VEZ MELHOR. UM ABRAÇO. PAULO SANTOS DUARTE- MACUCO PRÓXIMO A IGREJA BATISTA.

Anônimo disse...

Só uma dúvida caro amigo Paulo Noel, eu não sabia que os direitos do Sr. Barbosa Lemos foram suspensos por esse motivo.
Que "justiça" é essa?
Será que o município de São Francisco hoje não tem mais nenhum funcionário contratado? Será que tudo mudou depois dessa condenação do Sr. Barbosa Lemos? Porque será que o ex-prefeito foi condenado a suspensão dos seus direitos políticos por tal motivo, e hoje em dia centenas de funcionários contratados continuam a fazer parte do quadro de funcionários da prefeitura e ninguém fala nada? Pior, hoje tem um concurso público realizado, com candidatos aprovados e cargos garantidos por "direito", se é que existe "direito".
A cada acontecimento creio ainda mais que os políticos são "santos" perto dos que se dizem do "DIREITO".

João Luis - cidadão são franciscano - Gargaú

Anônimo disse...

O Grande Barbosa tá de volta!!!! E com força total!!! Parabéns Barbosa Lemos. O povo de São Francisco não vê a hora de colocar de te colocar de volta no seu devido lugar!!!

Alfredo Nunes de Santa Clara.

Unknown disse...

14 salário...Assim fica fácil!Ele era quem nomeava os funcionários?!!!
... Conta outra...?

Rosangela Pereira da Silva disse...

Sr João,cada caso é um caso...O Barbosa Lemos governou o Município durante 4 anos e não abriu nenhum Concurso Público como a Constituição exige,após a Emancipação de São Francisco,enquanto não se criou a Lei Orgânica,o quadro da Prefeitura foi composto de Servidores Públicos oriundos de São João da Barra que fizeram a opção por se fixar no nosso território,pois a estes a Lei garantia o Direito e contratações de Prestação de Serviços;ocorre que o Barbosa se baseando na Lei ORGÂNICA DE S.J.B pq a CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES levou 2 anos pra CRIAR a LEI ORGÂNICA DE S.FRANCISCO DE ITABAPOANA,se acomodou com a situação permanecendo com as contratações de TEMPO DETERMINADO que a Lei permite para SERVIÇOS ESSENCIAIS,durante toda a sua GESTÂO sendo perseguido pela oposição ;autuado e condenado por essa AÇÃO e tendo seus direitos políticos cassados ou seja,não podendo votar nem tão pouco ser votado desde 2002,cumprido seu tempo de condenação,agora retorna a sua Liberdade de Expressão de Direitos de CIDADANIA.O seu SUCESSOR PEDRO CHERENE no primeiro mandato teve que abrir Concurso Público,mas não deixou de CONTRATAR PRESTADORES DE SERVIÇOS e até contratos com finalidade eleitoreira,bem como funcionarios fantasmas donos dos ENVELOPES durante 8 anos de Administração,no final de sua Gestão e após resultado de pleito Eleitoral após denuncias de vereadores ao Ministerio Publico,teve que assinar um TAC(TERMO DE AJUSTE E CONDUTA) pra não ser penalizado,abrindo EDITAL DE CONCURSO PUBLICO ,mas não Regulamentou as Vagas em observancia na LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL,deixando a BOMBA PRA ESTOURAR na MÃO DE BETO AZEVEDO o PREFEITO ELEITO,ADVERSARIO POLITICO,o concurso foi contestado na JUSTIÇA por uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA para que seja REGULAMENTADO mediante IRREGULARIDADES ARBITRARIAS DO EX PREFEITO PEDRO CHERENE .PORTANTO A LEI NÃO MUDOU,O INGRESSO NO SERVIÇO PUBLICO SE DÁ PELO CONCURSO PÚBLICO,CONTRATAÇÕES TEMPORÁRIAS Não São Proibidas.A JUSTIÇA EXISTE e LEI é pra ser CUMPRIDA com direitos e deveres.

Maria José Almeida disse...

FELIZMENTE O FREDERICO É O VICE-PREFEITO DO NOSSO MUNICÍPIO,eleito numa chapa com o nosso PREFEITO BETO,as pessoas confundem e distorcem os fatos;o Vice é eleito pra suprir a ausência ou afastamento do Prefeito ,a Administração é do Prefeito,seu VICE ao assumir ,passa a ser PREFEITO EM EXERCÍCIO;do modo que tentam colocar os fatos,no intuito de complicar a situação,BETO E FREDERICO SÃO AMIGOS,FREDERICO FAZ PARTE DA ADMINISTRAÇÃO JUNTAMENTE COM A SUA ESPOSA ,COMANDANDO A SECRETARIA DE PROMOÇÃO SOCIAL e PRONTO PRA ASSUMIR O GABINETE DO PREFEITO SE ASSIM HOUVER NECESSIDADE,pois foi pra isso que nós o elegemos.CADA qual com seu tempo,seu mérito e a sua história...

Anônimo disse...

bem vindo e volta!!!

Marcos disse...

Um povo que esquece o passado estar condenado a sofrer novamente.Não esqueço dos últimos 3 meses que ficamos sem receber nossos salários no governo de Barbosa.

Roberval Silva disse...

"- Paulo Noel, tentei ser coerente, não fiz acusações nem ofensas a ninguém e gostaria muito de ver publicado este comentário! "
___________________________________

Que seja bem vindo o Barbosa á política. Pode não ser o político ideal para nossa SFI, mas é o único entre os três que já passaram neste cargo que possui visão bem maior como administrador, uma visão grandiosa e moderna.
A infraestrutura instalada por ele em sua administração não deixa dúvidas disto!
Nos primeiros 4 anos de emancipação tivemos os verões mais animados de nossas praias com muitos turistas, diversas pessoas se mudaram para nossa região acreditando na solidificação de um novo município, muita coisa foi feita em termos de infraestrutura: pontes (sossego-guaxindiba), passarelas (em gargaú ligando bairros), calçamentos e asfaltamentos de ruas, postos de saúde (inclusive ressuscitando o hospital do ponto de cacimbas que estava em estado de demolição), os quiosques (com todos os erros cometidos ainda são melhores do que aquelas barracas horrorosas construídas com restos de obras que tínhamos antes), o posto rodoviário em imburi, a implantação de um fórum em um jovem município (onde vemos que municípios muito mais antigos ainda não possuem fórum), o esporte e o futebol valorizados e fortalecidos e com torneios super animados, a construção de portais em diversas localidades (principalmente o da chegada da cidade), a compra e o projeto da área dos três poderes, onde hoje estão construídos o prédio da Prefeitura e do fórum e com projeto para futura construção da câmara)...
Um prefeito como este, independente de ter ou não carisma, merecia a reeleição, pois seria um reconhecimento à tudo o que colocou em prática, este é o objetivo da reeleição: premiar aqueles que realizam.
Afirmo, com total convicção, que se não fosse o perfil ousado e de visão grandiosa deste primeiro prefeito hoje nosso município não teria metade das obras e realizações aqui citadas e, sendo assim, estaríamos numa terra muito pior do que hoje temos.
Vejam o caso dos quiosques: até hoje não se resolveu um problema simples (regularizar, conforme pedido pelo procurador geral)... imaginem então terem a visão e a disposição de colocar em prática um projeto maravilhoso e moderno destes...chego a afirmar que até mesmo a rádio do Paulo Noel talvez não existisse....
Não sou e nunca fui candidato político, não tenho emprego público e nem relação pessoal com o Barbosa Lemos, mas estes comparativos tem que ser lembrados e relatados para que o povo reflita.
Somente aqueles que tem interesses pessoais ou políticos podem defender o atual governo.
O que se houve nas esquinas de todo o município, se forem verdades, nos deixa muito preocupados com o nosso futuro!!

Roberval Silva

Anônimo disse...

Pode parecer estranho, mas tudo que tem em nosso municipio foi feito no Governo do Barbosa. Ora, agua encanada, asfalto nas praias, melhoria na energia eletrica, postos de saude, hospital, escolas, praças, tudo tudo foi no governo que nos deixou saudades. Parabéns Barbosa, te aguardo para um café com broa em minha casa.
Aluisio Peixoto da Silva - Rua da Antena, Santa Clara.

Fredy Pinheiro disse...

So faltou Dona Rosangela pereira dizer quem a orientuou no comentário,ou é puxasaquismo puro!!!