segunda-feira, 26 de julho de 2010

Furo em mineroduto provoca vazamento de minério de ferro no Rio Itabapoana

Técnicos da Defesa Civil estadual vão inspecionar o Rio Itabapoana.
Problema foi causado por um furo no duto de uma empresa em Minas.

Foz do Rio Itabapoana que desemboca no Oceano Atlântico em Barra do Itabapoana.

.
O mineroduto de onde vazou o minerio de ferro no Rio Itabapoana é semelhante a este da imagem que está sendo construido no trecho entre a cidade de Conceição de Mato Dentro (MG) até São João da Barra no RJ.



.
Técnicos da Defesa Civil estadual do Rio de Janeiro vão percorrer, na manhã desta segunda-feira (26), o Rio Itabapoana, no Norte Fluminense, para verificar se ele foi atingido pelo minério de ferro que vazou de um mineroduto em Minas Gerais, na madrugada de domingo (25).

O Rio Itabapoana é formado pela união do Rio Caparaó com o Rio São Sebastião e desemboca no oceano atlântico na localidade de Barra do Itabapoana. O volume do vazamento não foi divulgado. Mas a Secretaria de Meio Ambiente do município de Espera Feliz, em Minas Gerais, onde ocorreu o problema, informou que é grande a mortandade de peixes no Rio São Sebastião.

A empresa que transporta o minério de ferro de Minas Gerais para o Espírito Santo informou que o vazamento foi causado por um furo no duto. Mas não explicou como o furo surgiu. A empresa disse que paralisou as atividades para conter o vazamento e fazer os reparos necessários.

A empresa informou também que providenciou fornecimento de água para a cidade Espera Feliz, onde 70% do abastecimento vêm do rio que agora está poluído. (Fonte: G1 )

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite,
A nossa água (São Fco.) é captada do rio ou de poços? se for poços vai ter algum corte?
obrigado.
lukas

Unknown disse...

agora que o peixe peruá estava reaparecendo acontece isso !!!!quero saber se os governantes vão idenizar os pescadores que vão ficar sem pescar ???vai haver cobrança dessa empresa ????