terça-feira, 27 de julho de 2010

LLX apresenta Unidade de Tratamento de Petróleo do Superporto do Açu

A audiência pública será às 19 horas no Club da Terceira Idade segundo informações do Blog do André Pinto.
.
A LLX Açu participa, nesta quarta-feira, 28, de audiência pública em São João da Barra para apresentar o projeto referente a instalação de Unidade de Tratamento de Petróleo (UTP) no Superporto do Açu.

Como a unidade será construída dentro do pátio logístico (já licenciado e com início de construção previsto para este ano), no local onde seria um pátio de estocagem de grãos, foi necessária a elaboração de estudos de impacto ambiental complementares ao já realizado.

No estudo realizado para a instalação da UTP, o objetivo foi identificar e caracterizar eventuais novos impactos ambientais decorrentes da alteração no projeto. O documento também define as medidas de mitigação e compensação, além de apresentar os impactos positivos e definir sistemas de monitoramento e controle.

A implantação da UTP está de acordo com as políticas da LLX, que têm como objetivo gerar desenvolvimento e renda nos locais onde atua, com respeito ao meio ambiente e segurança. Para estar adequada a esta política, a unidade no Superporto do Açu utilizará equipamentos de alta tecnologia na operação e no controle ambiental.

Conheça a UTP
O petróleo será transportado das plataformas até o Superporto do Açu por navios FPSOs, próprios para este produto. Entre o local para atracação dos navios e a unidade, o petróleo será transportado por dutovia enterrada, sujeita a baixos níveis de pressão externa. Ainda assim, estas tubulações foram dimensionadas e serão detalhadas considerando as condições mais severas de pressão, temperatura e resistência a corrosão, garantindo a integridade dos tubos durante a operação.

Na UTP, serão reduzidos os teores de sal e de água contidos no petróleo por meio de centrifugação e decantação. A operação melhora a qualidade e o valor comercial do produto.

Todas as operações para tratamento do produto serão realizadas em terra, com o uso de modernas tecnologias para construção, operação e combate a emergência. Além disso, a UTP disporá de diques ao redor da área de tancagem, formando bacias de contenção para eventuais vazamentos de petróleo e protegendo o ecossistema de São João da Barra.

As águas pluviais contidas no interior dessas áreas serão encaminhadas para a Unidade de Tratamento de Efluentes do local para a remoção de óleo e posterior descarte, atendendo aos padrões determinados pela legislação ambiental existente. (Fonte: LLX)

___________________________

Atualizado com informações do meu amigo André Pinto (www.andreambiental.blogspot.com )

O Clube da Terceira Idade, localizado na rua dos Passos, centro de São João da Barra, servirá de espaço para uma das mais concorridas audiências públicas que já foram realizadas neste município, desde a chegada do mega empreendimento do Porto do Açu. Será amanhã, 28/07/2010 às19 horas.A audiência pública tratará da explanação que será feita pelos órgãos licenciadores do Governo do Estado e Governo Federal à respeito do pedido da LLX para a licença prévia (LP) de mais um novo empreendimento que estará agregado ao Complexo Portuário do Açu, ou seja, a instalação de uma Unidade de Tratamento de Petróleo - UTP.

Nenhum comentário: