quinta-feira, 29 de julho de 2010

Santuário de Nossa Senhora das Neves está em festa

Este ano a expectativa para a festa é grande
Começa no próximo dia 31 de julho e vai até o dia 05 de agosto a Festa da de Nossa Senhora da Neves, no Santuário de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy. A festa é a uma realização da Paróquia com o apoio cultural da Prefeitura de Presidente Kennedy por meio da Secretarias de Arte e Cultura e Turismo.

Este ano a expectativa para a festa é grande, já que é o primeiro ano que ela acontece após o tombamento histórico e cultural do Santuário de Nossa Senhora das Neves, que aconteceu no ano passado. “Estamos com grande expectativa para este ano já que é a primeira festa depois desta grande conquista para a nossa Paróquia e os kennedenses. Temos muito motivos para comemorar e a Nossa Senhora é a padroeira de nosso município.”, afirma o Pároco Frei Levy.

A festa é uma tradição de mais 100 anos que perpassa a idade do município de Presidente Kennedy, que possui 46 anos de emancipação política. “Com criação da secretaria de arte e cultura em 2009, a maior da atual administração é que o Santuário fosse patrimônio histórico estadual. Com isso, a nossa equipe se empenhou e conseguimos tornar esse sonho realidade em maio de 2009, quando o Santuário virou patrimônio histórico artístico estadual.”, explica a secretária de arte e cultura, Amanda Rangel.

O Santuário de Nossa Senhora das Neves é uma construção jesuíta, do século XVII e recebe, anualmente, mais de 50 mil visitantes. “Recebemos gente de todos os cantos o país. Temos muitos devotos de Nossa Senhora e talvez seja por isso que todo ano, ficamos ansiosos para a festa começar. Passamos o ano inteiro nos preparando para isso.”, afirma Amanda.

Ela lembra ainda que a Prefeitura apóia a festa apenas na parte religiosa. “Sabemos que toda festa tem sua parte profana também, isso, ninguém pode negar. Mais a gente participa apenas na parte religiosa e a partir do ano passado, mais ainda, já que o Santuário virou patrimônio histórico artístico estadual. Confesso que o Santuário virou nossa menina dos olhos e com essa conquista, não corremos risco de perder a nossa história também.”, disse.

Para o prefeito Reginaldo Quinta, a festa faz parte do calendário oficial da municipalidade. “Sabemos da importância desta festa para a nossa população e para nossos visitantes, já que nos dias que ela acontece, recebemos aqui em Kennedy, mais que o dobro de visitante de nossa população. Por isso, nos empenhemos muito para que tudo sair perfeito.”, explica ele.

A Festa de Nossa Senhora das Neves acontece na Paróquia Nossa Senhora das Neves, nos dias 31 de julho a 05 de agosto e 15 de agosto de 2010. Vale lembrar que a paróquia oferecerá do dia 01 ao 05 e no dia 15, serviço de cantina e venda de artigos religiosos. E todo dia 05 de cada mês, realiza a Missa no Santuário com novena ás 15hs. (Fonte: Site da prefeitura de Presidente Kennedy)

Um comentário:

Edison Correa da Rocha disse...

ASSUNTO DE INTERESSE DE TODOS OS SAN FRANCISCANOS.


Na quarta feira fui convidado à participar de uma, tipo prestação de conta do Beto Azevedo.Como não tinha nada para fazer,resolvi ir ao evento, o que para minha surpresa foi bastante proveitoso, pois ao final, após ter anunciado uma boa quantidade de obras por todos os distritos, o Beto foi o último a discursar e ao final do seu discurso disse o que todos os san franciscanos gostariam de ouvir,a injustiça que é feita contra São Francisco, e que em muitas de suas idas a Brasilia, sempre procurou tratar desse assunto e espera que ao final do ano tenha uma boa notícia para todos. Nesta quinta feira, ao passar por São Francisco, sintonizei a radio e o principal assunto em pauta eram os royalties que nos é de direito, negado.
Palavras do Prefeito: Até o fim do ano, espero que tenhamos uma boa notícia e que esta injustiça seja, um pouco que tardia, corrigida.
Uma coisa que não concordei com vocês, foi em relação a medição dos kilometros do litoral. Só um exemplo, numa estrada se mede a sua kilometragem,incluindo suas curvas,assim também é o litoral,ele é medido conforme os contornos das praias e se visualizarmos o litoral de São Francisco através do google verificaremos, como vocês mesmo disseram, que forma-se uma bacia, quase uma baía.
Mas voltando ao assunto principal, vamos aguardar que estas boas notícias se concretizem, e que as palavras do prefeito sejam proféticas.