terça-feira, 3 de agosto de 2010

Censo do IBGE começa oficialmente em São Francisco

Começou domingo em todo o país a contagem da população e seus dados, através do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Em São Francisco de Itabapoana o trabalho de recenseamento do Censo 2010 começou oficialmente ontem com o prefeito Beto Azevedo sendo o primeiro cidadão do município a responder o questionário do IBGE. Em São Francisco de Itabapoana o IBGE vai atuar com 58 recenseadores em 105 setores divididos em áreas geográficas de acordo com a distribuição de domicílios. Além disso, são 6 supervisores, 1 agente administrativo e 1 gerente municipal. De acordo com o Gerente Regional, Antônio Carlos, o trabalho conta ainda com a parceria da prefeitura que cedeu uma sala com toda infraestrutura para funcionar como posto de coleta (funciona ao lado da sede da Polícia Militar). “As prefeituras são nossas principais aliadas principalmente na logística. É a primeira vez que fazemos esta parceria e isso vai ser fundamental”, explicou Antônio.

O gerente regional do IBGE em Campos, Alan Aziz, informou que neste censo uma das novidades é o PDA, espécie de computador de bolso utilizado por cada recenseador, dispensando o uso de formulários de papel. O aparelho ajuda a identificar os recenseadores, que utilizam ainda uniforme composto por calça jeans, boné e colete na cor azul com o número do telefone 0800 e site do IBGE.

Importância social de se receber bem os recenseadores

Alan Aziz ressalta a importância de cada morador na cidade e no interior abrir as portas e dar atenção ao recenseador. Ele ressalta que o Censo é a mãe de todos as pesquisas, porque faz coleta sobre as condições de vida da população nas áreas mais importantes para a vida nas cidades, estados e no país que são: trabalho, renda, educação, saúde e situação econômica. “Nossos recenseadores vão a campo em busca de dados sobre a existência de deficientes físicos nas famílias, religião, sobre a existência de medidores de energia elétrica, rede de esgoto, se têm escola, se têm automóvel, motocicleta, acesso à Internet e outras perguntas importantes para se planejar melhor os programas de atendimento à população”, completou. (Com informações do Blog, da Ascom e do IBGE)

Nenhum comentário: