Totalmente feito de concreto, cada estrutura de core-loc (foto) pesa 10 toneladas e possui um chip de localização
Fotos: Paulo Noel
Estrutura de core-loc no pátio da LLX.
Píer provisório construído ao lado da ponte principal.
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Com obras adiantadas, o Superporto do Açu, desenvolvido pela LLX - empresa de logística do Grupo EBX, segue em fase de instalação em São João da Barra. Após a conclusão da ponte com 2,9 quilômetros de extensão, com 111 dias de antecedência, foi iniciada a construção do quebra-mar.
Formado por rochas e por unidades de concreto, o quebra-mar será construído em forma de L ao redor da ponte e dos píeres para atracação de navios. Ele terá 1,3 km de extensão ao norte e 930 metros a oeste e tem como objetivo proteger os navios atracados no porto.
Com construção iniciada em junho, o quebra-mar terá altura total de 23 metros. O lançamento das pedras é feito por barcaças que são carregadas em um píer provisório construído ao lado da ponte principal. Quando carregadas, as barcaças seguem para o local de construção do quebra-mar e, com indicações fornecidas por GPS, descarregam as pedras.
Para a finalização do quebra-mar, quando não for mais possível fazer o descarregamento com barcaças, os blocos de pedra serão lançados por caminhões.
Para a construção do quebra-mar, a LLX adquiriu uma pedreira em Campos, a cerca de 70 km do Superporto do Açu. Por dia, cerca de 3,5 mil m³ de pedras são transportadas por 50 caminhões do tipo rodo-trem (com duas carretas). Atualmente já são 300 mil m3 de blocos de pedra estocados no Superporto do Açu.
A previsão é que a construção do quebra-mar seja concluída no final de 2011. No total serão utilizados mais de 1,8 milhão de m³ de blocos de pedras – o equivalente ao Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.
A finalização do quebra-mar será feita com estruturas de concreto, conhecidas por core-loc. Esses blocos de concreto serão encaixados uns aos outros e formarão a carapaça de proteção do quebra-mar. Eles serão instalados com o auxílio de GPS.
Totalmente feito de concreto, cada estrutura de core-loc pesa 10 toneladas e possui um chip de localização. Diariamente são produzidas cerca de 60 peças no próprio empreendimento. No total, serão utilizadas aproximadamente 21,4 mil peças. (Fotos: Blog do Paulo Noel e matéria da assessoria de imprensa da LLX)
Formado por rochas e por unidades de concreto, o quebra-mar será construído em forma de L ao redor da ponte e dos píeres para atracação de navios. Ele terá 1,3 km de extensão ao norte e 930 metros a oeste e tem como objetivo proteger os navios atracados no porto.
Com construção iniciada em junho, o quebra-mar terá altura total de 23 metros. O lançamento das pedras é feito por barcaças que são carregadas em um píer provisório construído ao lado da ponte principal. Quando carregadas, as barcaças seguem para o local de construção do quebra-mar e, com indicações fornecidas por GPS, descarregam as pedras.
Para a finalização do quebra-mar, quando não for mais possível fazer o descarregamento com barcaças, os blocos de pedra serão lançados por caminhões.
Para a construção do quebra-mar, a LLX adquiriu uma pedreira em Campos, a cerca de 70 km do Superporto do Açu. Por dia, cerca de 3,5 mil m³ de pedras são transportadas por 50 caminhões do tipo rodo-trem (com duas carretas). Atualmente já são 300 mil m3 de blocos de pedra estocados no Superporto do Açu.
A previsão é que a construção do quebra-mar seja concluída no final de 2011. No total serão utilizados mais de 1,8 milhão de m³ de blocos de pedras – o equivalente ao Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.
A finalização do quebra-mar será feita com estruturas de concreto, conhecidas por core-loc. Esses blocos de concreto serão encaixados uns aos outros e formarão a carapaça de proteção do quebra-mar. Eles serão instalados com o auxílio de GPS.
Totalmente feito de concreto, cada estrutura de core-loc pesa 10 toneladas e possui um chip de localização. Diariamente são produzidas cerca de 60 peças no próprio empreendimento. No total, serão utilizadas aproximadamente 21,4 mil peças. (Fotos: Blog do Paulo Noel e matéria da assessoria de imprensa da LLX)
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