quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Meningite: Ministério da Saúde agenda reunião para tratar do assunto com Governo Municipal de SFI

O diretor clínico do Hospital Manoel Carola Dr. Hober Caminhas Fasciani Júnior, através de e-mail, informa que dois ofícios foram enviados ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde relatando a situação do município de São Francisco de Itabapoana com relação aos seis casos registrados de megingite.

.
Dr. Hober informou que o pedido da prefeitura está provocando o Estado e o Ministério da Saúde. “Através desses dois pedidos oficiais, o Ministério da Saúde agendou uma reunião com o secretário da saúde Dr Fabiano e equipe”, revelou.

Dia importante

Para o diretor clinico do Manoel Carola esta quinta-feira será um dia importante para a história da meningite no município. “Estamos indo com um estudo epidemiológico completo e satisfatório para a reunião no Rio de Janeiro com o responsável da vacinação do Ministério da Saúde, onde faremos um resumo dos casos e, defenderemos diretamente com o Ministério, a vacinação da nossa população que tanto necessita”, disse.

Segundo ainda Hober Caminhas, a Secretaria de Saúde agendará uma reunião para a próxima semana com o Governo do Estado, com o Secretário Estadual de Saúde Dr. Sergio Cortes. “Neste encontro pediremos o apoio do governo e vamos relatar a nossa luta para proteger a população”, concluiu Caminhas.


Governo do Estado enviou ofício a pedido da Secretaria de Saúde ao Ministério da Saúde. Abaixo, na íntegra, o texto do ofício.

Exmo. Senhor
GERSON PENNA
Secretário de Vigilância em Saúde/MS
Esplanada dos Ministérios – Edifício Sede, 1º andar
Brasília/DF – CEP: 70058-900
Telefone: (61) 3213-8280

Senhor Secretário,
Foram notificados, no período de abril a novembro de 2010, 06 (seis) casos de Meningite sem vínculo epidemiológico no município de São Francisco de Itabapoana (Tabela 1), estado do Rio de Janeiro, tendo, um dos casos, ocorrido após realização de quimioprofilaxia. O município com uma população de 47.500 habitantes, não teve nenhum caso notificado entre os anos de 2004 e 2009.

Dos seis casos notificados, três foram confirmados como causados por meningococo C e outros dois, apesar da provável etiologia bacteriana, estão sob investigação. Diante disto, considerando o intervalo de ocorrência dos casos, a série histórica do município e a taxa de ataque, neste caso superior a dez por 100.000 habitantes, solicitamos a intervenção profilática com vacina antimeningocócica C no município de São Francisco de Itabapoana, ratificando o pedido feito pela nossa Gerência de doenças de transmissão respiratória ao GT meningites/SVS em sete de outubro do corrente ano.
Respeitosamente,
NATÁLIA DIAS DA COSTA ALVES
Subsecretária de Vigilância em Saúde
Matrícula n° 866.446-8

Nenhum comentário: