sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Programa Brasil Alfabetizado, alunos recebem diplomas



Em cerimônia realizada no salão Ana Festas na noite de quinta-feira, 12-11, a Secretaria Municipal de Educação promoveu a formatura dos alunos do Programa Brasil Alfabetizado. Na ocasião, de 120 formandos receberam o certificados.

O Ministério da Educação e Cultura realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é desenvolvido em todo o território nacional, com atendimento prioritário de 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando a garantir aos alfabetizandos a continuidade dos estudos.

Em São Francisco, o programa já foi implantado em 15 localidades. Alguns bairros possuem mais de uma turma. Ao todo, o município tem 17 turmas com alunos a partir dos 15 anos de idade.
A secretária de Educação e Cultura, Yara Cinthia Nogueira, contou que só recentemente o programa foi resgatado no município. “Há dois anos nosso município está sem o programa. Só em meados do ano passado conseguimos aderi-lo novamente. Estamos muito felizes com esta conquista porque através dele podemos resgatar as pessoas que não tiveram oportunidade de estudar ou que tiveram que parar”, afirmou Yara.

O prefeito Beto Azevedo se emocionou ao lembrar da dificuldade de estudar que teve na infância. “Eu estou muito feliz por estar aqui com vocês hoje porque também tive dificuldade para me formar. Quando eu era criança minha mãe teve que escolher entre mim e meu irmão Carlinhos para estudar em Campos. Meu irmão se formou em Direito enquanto eu cuidava da nossa padaria. Só depois de adulto tive condição de me formar. Se puderem não parem por aqui, estudem mais um pouco”, aconselhou Beto.

Antes da entrega dos certificados, os alunos de várias localidades fizeram apresentações. A turma de Nova Belém leu versículos da Bíblia. A professora Jociele Silva e Silva explicou a escolha. “A maioria dos alunos da minha turma eram evangélicos e tinham muita vontade de ler a Bíblia”. Também houve homenagem às professoras e à aluna Domingas Marques Cordeiro, que com 83 anos era a mais velha entre os formandos. Ao final do cerimonial, foi exibido um vídeo com depoimentos de professores e alunos, além do sorteio de brindes. Vereadores e a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, também participaram da festa

3 comentários:

Thiago Viana disse...

Parabéns Secretária!

Porém, não se esqueça que têm alunos, como a sobrinha da minha esposa, que estão comendo, as vezes, em Travessão de Barra, meio ovo na merenda como carne. Pior, ainda usam o caixinha dos professores para adquirir coisas que é obrigação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura fornecer.

Vai ver lual é mais importante do que merenda para os alunos.

Assinado: THIAGO GOMES VIANA

Paula de pomto de cacimbas disse...

Cara secretária de educação e cultura, acredito q houve um grande equívoco de sua parte quando falou que o programa Brasil alfabetizado não acontece no município ha dois anos. faça uma reflexão, verifique os arquivos para não dar falsas informações. O Ministério da Educação e a Secretaria de Estado de educação podem não gostar. Ass. Paula de ponto de Cacimbas.

Eliete Carneiro disse...

Prezada Secretária, Acredito que suas palavras e dados ( de não acontecimento do programa) sejam com base nos arquivos da Secretaria Municipal de Educação. Caso não seja, devo informar que houve um grande engano. O Programa Brasil Alfabetizado sempre esteve presente no Município. A Secretaria de Estado através da Coordenadoria Regional de Campos, se fez presente e alfabetizou grande parte dos analfabetos deste município. No ano passado, também no Salão de Ana Festa houve uma linda formatura e contamos com a presença de representantes da Secretaria de Estado, Secretaria Municipal de Educação deste munípio, Rotary Club, da Câmara de Vereadores e da Rádio São Francisco. Muitos professores trabalharam fielmente para o desenvolvimento desde programa no município e é preciso reconhecer. Sem mais, Eliete Carneiro.