terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Chuvas preocupam em São Francisco de Itabapoana



Uma chuva que durou toda a tarde e início da noite desta terça-feira (28-12), alternando com pancadas de grande volume de água, deixaram vários pontos de alagamentos em São Francisco de Itabapoana. Uma das áreas mais prejudicadas fica localizada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana (antiga Joaquim da Mota Sobrinho), no centro, entre a Caixa Econômica e Souza e Araújo Materiais de Construção.

No Jornal São Francisco é Notícia da Rádio São Francisco, na manhã de hoje, o assunto foi debatido com a participação de comerciantes e moradores. Eles vêem enfrentando transtornos com os temporais. O secretário de Obras Fauazi Cherene também fez parte do debate.

“A água sobe rápido, e não estamos tendo sossego nem pra dormir, já que temos que ficar de prontidão durante a madrugada”, disse o comerciante Alex Gomes, conhecido como “Chicão”. Entre os participantes houve um consenso para um dos motivos que provocaram os alagamentos: a troca das manilhas da avenida no governo anterior. Segundo Chicão, antes da obra as manilhas tinham cerca de 1 metro de diâmetro, e agora têm 50 centímetros. Outros fatores foram citados: o asfaltamento das ruas transversais e o entupimento das manilhas, já que há muito remanejamento de areia e lama oriundo de ruas mais altas como a Daud Salomão Acruche.

Fauazi disse que, se for preciso, a prefeitura realizará a troca das manilhas da principal avenida da cidade. Mas que antes fará um novo serviço na tentativa de desobstruir possíveis manilhas entupidas.

O certo é que uma obra de troca de manilhas neste momento pode trazer outros transtornos para o trânsito e para o próprio comércio, o que não é mais grave do que a necessidade da resolução do problema do alagamento. Ou seja, penso ser este o momento de união de todos os comerciantes em solidariedade aos empresários que estão enfrentando o problema, mesmo que para isso passemos um período de avenida interditada.

Em conversa com o Blog, o empresário Paulo Araújo disse que vai levar o assunto para uma reunião na CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de São Francisco de Itabapoana.

Guaxindiba – O comerciante Elson Porto, proprietário de padaria, reclamou da falta do asfalto no acostamento da Avenida Principal. A obra precisa ser concluída, já que a Avenida foi asfaltada, mas o acostamento, cerca de dois metros entre a Avenida e a calçada, vira um lamaçal com a chuva. Segundo o secretário Fauazi, uma equipe já está em Guaxindiba para concluir o acostamento.

De Guaxindiba chegou também uma solicitação de ajuda por e-mail. A nossa internauta Lilian Ricardo Gomes nos enviou uma foto de como fica a sua rua em dias de chuva. Trata-se da última foto desta postagem. Lílian mora na Rua Dr. Julio Barcelos, conhecida também como Rua Principal (rua em frente à Igreja católica). “A nossa rua tem um lado mais baixo que outro, e com isso com qualquer chuva alaga. Estamos ilhados em casa. A água não tem para onde escoar”, lamenta a internauta. Ela fez um apelo às autoridades. “Se autoridades responsáveis tiverem um pouco de boa vontade, resolvem o problema”, conclui.

Previsão do Tempo – De acordo com o site Clima Tempo, a quarta-feira deverá ser mais ensolarada e menos chuvosa do que esta terça. A previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Entretanto com apenas cinco milímetros de volume de água. A máxima será de 32ºC com mínima de 23ºC.

4 comentários:

Anônimo disse...

Paulo Noel, é lamentável ainda se ver cenas como esta na avenida principal de São Francisco. Será que o departamento de engenharia da prefeitura nao conseguira solucionar um problema tao simples de resolver?! Pois, ta na cara de qualquer um, mesmo que, leigo, que as manilhas que ali foram colocadas nao estao dando vazão ao grande nível pluviométrico, e que as que ali estão nao foram colocadas com declive suficiente para o escoamento das águas, como consequencia disso, causa acúmulo de lama, areia e lixo no interior das galerias, impossibilitando a passagem da água. Com relaçao a outro problema que vem acontecendo na praia de Guaxindiba, na rua principal, de acúmulo de água em frente a alguns comércios, de certa forma é estranho. Porque quando houve alguns questionamentos feitos pelo vereador Claudinho Viana, o prefeito deu um desabafo através de um telefone celular no ar e ao vivo na rádio Sao Francisco, falando justamente das obras de Guaxindiba, em especial dessa rua principal, onde sob forte emoção, disse que nao havia nada de irregular na obra, e muito pelo contrário, se haviam caminhões e máquinas da prefeitura lá trabalhando, estavam fazendo as galerias de água pluvial e que obras feitas pelo seu governo eram obras de qualidade definitiva. Cadê as obras de qualidade em Guaxindiba? Esse prefeito só pode tá de brincadeira com o povo, precisa ter mais responsabilidade com o dinheiro público. O povo já está chegando no limite. Agora para completar, o problema na coleta do lixo, falta de médicos nos postos de saúde e hospital, limpeza das praias, escolas inacabadas para o próximo ano letivo, etc. Tá difícil de se imaginar como será 2011?

OBS.: Para efeito de informação, Paulo Noel, tenho gravado o comentário feito pelo prefeito de nosso município e pelos secretários Fauazi Cherene e Marcelo Garcia em entrevista à sua Rádio.
Segue minha identificação, pois não me escondo através de anonimato, como vem acontecendo em alguns blogs da região.
Obrigado por sua imparcialidade! Certo de sua publicação,

Fred Pinheiro

Luiz Geronimo disse...

Concordo plenamente com o Sr. Fred, está na hora de termos iniciativa e cobrarmos daqueles de quem é de direito. Temos que abrir os nossos olhos e sermos verdadeiros cidadãos, que pagam seus impostos e que também sabem cobrar das autoridades seus direitos.
Parabéns ao Sr. Fred!

Lilian Gomes disse...

Como é fácil, sentado em sua poltrona, fazer comentários sobre a administração de um Município. Os melhores capitães estão sempre no seco. Vocês já fizeram alguma coisa para ajudar o Município? Tempo o senhor Pinheiro tem visto o fato de monitorar a Radio São Francisco e gravar entrevistas e escrever longos comentários. São Francisco precisa de muitas melhorias, então senhores, levantem da confortável poltrona e vão procurar algo produtivo para fazer. Tenho certeza que os seus olhares críticos acharão muitos problemas que precisam ser solucionados. Ai sim, estarão colaborando para a melhoria de vida dos Munícipes. Boa sorte.

Fred Pinheiro disse...

Sra. Lilian, pago os meus IMPOSTOS assim como você, e como CIDADÃO tenho DIREITO de cobrar daqueles que estão no PODER. Sinto muito, se existem pessoas que se acomodam diante dos fatos e não se preocupam com o bem SOCIAL. Para o seu conhecimento, não moro na Av. Joaquim da Mota Sobrinho (onde ocorre o alagamento), e sim, numa rua paralalela a mesma, que também sofre devido ao problema das galerias. E, com isso, tive que contratar uma pessoa e pagar do meu bolso, para fazer a limpeza da rua. SERVIÇO este, que deveria ser feito pela PREFEITURA. A senhora deve estar mesmo muito satisfeita com o atual governo, ao ponto de fazer vista grossa diante da SITUAÇÃO CAÓTICA na qual o MUNICÍPIO se encontra e ao se mostrar despreocupada com a situação das ruas alagadas, onde comerciantes estão perdendo suas mercadorias e moradores, os seus pertences. Ou será que a senhora não considera que essa situação precise ser solucionada? Saia da sua zona de conforto e procure dá uma volta pelo município. Quem sabe assim, a senhora consiga enxergar a REALIDADE que o povo vive.
Sem mais, deixo uma REFLEXÃO para a distinta senhora:
QUANDO OS JUSTOS SE ENGRANDECEM, O POVO SE ALEGRA, MAS QUANDO O ÍMPIO DOMINA, O POVO GEME. (Provérbios 29:2)
Att Fred Pinheiro