terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Defesa Civil de São João da Barra usa tecnologia GPRS para monitorar o nível do Rio Paraíba do Sul, a fim de evitar enchentes

Foto: André Pinto (www.andreambiental.blogspot.com)

O Centro Integrado de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais da Defesa Civildo município está em Estado de Atenção em função do volume de chuva previsto para esta semana, podendo o acumulado ultrapassar 100 milímetros, na Região do Vale do Paraíba no Sul, no Estado do Rio de Janeiro divisa com São Paulo e na Zona da Mata Mineira, na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais, no Noroeste Fluminense.

A Defesa Civil estabeleceu procedimentos adotados e divulgados pelo Conselho de Gestores de Defesa Civil do Norte e Noroeste Fluminense em conjunto com os municípios limítrofes das divisas dos estados mineiro e capixaba com objetivo de responder de forma correta aos eventos adversos que ocorrem anualmente neste período, tais como, grandes precipitações pluviométricas, que são as chuvas, principais causadores de enchentes e alagamentos nos municípios localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

“Esses procedimentos são compreendidos em quatro fases: Estado de Observação, Estado de Atenção, Estado de Alerta e Estado de Alerta Máximo”, comenta Felício, que participou recentemente de uma reunião no Rio de Janeiro com representantes da Liga de Rádio Amadores do Rio de Janeiro visando implantar uma rede de emergência.

Um comentário:

marcia - São Francisco disse...

Caro amigo,
Vendo essas imagens, logo vem a minha cabeça a pergunta: Por que São Francisco se emancipou???? Seria mil vezes melhor se pertencessemos a SJB, pelo menos essa imagem poderia ser daqui, do centro da cidade, com a Defesa Civil em alerta, disponibilizando carros, barcos e todo equipamento de resgate necessário. Que pena que emancipamos!!!!!!!!!!!!!