quarta-feira, 6 de abril de 2011

Porto do Açu terá tecnologia de ponta para construção de quebra-mares





Governador em exercício conhece equipamento de produção de blocos de concreto

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O governador em exercício Luiz Fernando Pezão conheceu, nesta terça-feira (5/4), o super caixoneiro de aço da empresa espanhola Acciona, equipamento destinado a produzir blocos gigantes de concreto que terão a função de quebra-mar no Superporto do Açu, localizado no município de São João da Barra, na Região Norte do estado do Rio de Janeiro. O maquinário com 54 metros de comprimento, 56 de altura e 49 metros de largura é considerado o mais moderno do mundo. O Porto do Açu será o primeiro a utilizar a tecnologia em toda a América.

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Pezão visitou, de lancha, a peça flutuante, que está ancorada na costa do Rio. O governador em exercício estava acompanhado do secretário de Transportes, Julio Lopes, do presidente da LLX, Otávio Lazcano, do comandante da Capitania dos Portos, Walter Bombarda, e do diretor de Infraestrutura da empresa espanhola Acciona no Brasil, José Maria Jordán. - O Açu vai receber os maiores navios do mundo, se não me engano somente três portos no mundo podem receber estes grandes navios, e esta obra é para recebê-los. Quero parabenizar o empresário Eike Batista por acreditar no Brasil e, principalmente, no Rio de Janeiro – disse o governador em exercício.

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Para o secretário de Transportes, Julio Lopes, o governo fluminense já pode comemorar o protagonismo do Rio de Janeiro no setor portuário. Com a construção do Porto do Açu, o estado terá o maior complexo portuário do Brasil. - Estamos muito felizes de receber o maior equipamento do mundo de montagem de caixoneiro. Junto com outros portos, vamos construir o maior complexo portuário do Brasil, com os maiores e melhores equipamentos do mundo em termos de tecnologia de construção. Só nesta operação para moldar edifícios de concreto vão trabalhar cerca de 500 operários durante dois anos. Entre os três maiores do mundo Segundo Otávio Lazcano, presidente da LLX, empresa responsável pela construção do superporto, do grupo EBX, do empresário Eike Batista, dois terminais portuários serão construídos para grandes navios.

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A construção de dois quebra-mares e a utilização do equipamento para a produção dos grandes blocos de concreto somam R$ 1,5 bilhão. - Vamos utilizar entre 30 e 35 grandes blocos de concreto. Uma vez concluído, o porto, com seus dois terminais portuários, vai permitir importações e exportações de 350 milhões de toneladas de granéis líquidos e sólidos, por ano, posicionando o Porto do Açu entre os três maiores do mundo. Daqui a 50 anos, o nosso superporto ainda estará entre os grandes portos do mundo. Estamos fazendo uma grande obra, com a melhor tecnologia – explicou.

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Terminal portuário privativo de uso misto que se destaca como o maior investimento em infraestrutura portuária das Américas, o empreendimento contará com até 30 berços de movimentação de produtos como material siderúrgico, petróleo, carvão, granito, minério de ferro, granéis líquidos e carga geral. Com uma profundidade inicial de 21 metros, com possível expansão para 26 metros, o Porto do Açu terá uma ponte de 2,9 quilômetros de extensão (já concluída), que permitirá a atracação dos maiores navios do mundo, como Capesize, VLCCs e Chinamax. O empreendimento, previsto para começar a operar em 2012, está em construção desde outubro de 2007. A preparação para a produção dos gigantes blocos de concreto terá duração de dois meses.

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