quinta-feira, 28 de julho de 2011

Campanha de vacinação extra em São Francisco


Acontecerá neste sábado (30/07), em São Francisco de Itabapoana uma campanha de vacinação extra. A campanha tem dois objetivos: a continuação da vacinação contra o sarampo e a regularização do cartão de vacinas daqueles que deixaram de tomar alguma das vacinas durante o ano. Todos os postos do município estarão oferecendo as vacinas.

Como determinação do governo do estado, os municípios do Rio de Janeiro devem continuar a vacinação contra o sarampo. Essa determinação se deu, pois o estado não atingiu a meta de 95%, ficando com apenas 78%. O município de São Francisco, porém, ultrapassou a média, alcançando 96,2%.

Aproveitando a mobilização para a vacinação contra o sarampo, a secretaria municipal de Saúde estará regularizando o cartão de vacinas das crianças e adultos que deixaram de tomar alguma das vacinas este ano. As vacinas disponíveis são: Hepatite B para pessoas de até 24 anos, Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) para crianças de até 7 anos incompletos e outras vacinas do calendário de imunização. Pessoas com febre alta, alergia a ovo e/ou usuários de medicamentos imunossupressores (que baixam a imunidade) não devem ser vacinadas.

Segundo o secretario municipal de Saúde, Fabiano Córdova, é muito importante manter o cartão de vacinação em dia. “Devemos lembrar que manter o cartão de vacinação em dia é a melhor forma de evitarmos várias doenças.” Lembrou Fabiano. Ainda de acordo com Córdova, os adultos também devem se lembrar de tomar suas vacinas. “Também devemos lembrar que vacinação não é apenas para crianças. Também há vacinas para adultos, como a vacina contra Hepatite B, que estaremos fornecendo.” Alertou o secretário.

Haverá no dia 13 de agosto, o dia D da vacinação contra poliomielite, em sua segunda etapa anual. Crianças entre 0 e 5 anos incompletos deverão ser vacinadas.

Nenhum comentário: