segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ferrous conquista autorização para conexão à rede básica de energia elétrica

Belo Horizonte, julho de 2011 – A Ferrous Resources do Brasil conquistou junto ao Ministério de Minas e Energia (MME) portarias que autorizam as conexões da mina Viga, em Congonhas (MG), e do Terminal Portuário de Presidente Kennedy (ES) à rede básica de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN). A conexão na rede básica representará o fornecimento de energia elétrica com alta qualidade e confiabilidade aos empreendimentos da Ferrous, reduzindo o risco de quedas de energia e, consequentemente, o de perda de produção.

Além do ganho de qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia, a conexão na rede básica traz uma vantagem que é a redução do custo final de energia, uma vez que as tarifas de uso dos sistemas de transmissão (TUST) são significativamente menores que aquelas praticadas nos sistemas de distribuição, ainda que importantes investimentos precisem ser feitos pela Ferrous para se conectar à Rede Básica. Em um cenário atual onde muito se discute a questão do alto custo da energia no Brasil, o direito de se conectar à Rede Básica representa para a Ferrous um significativo ganho de competitividade, uma vez que grande parte do seu custo operacional é o fornecimento de energia elétrica.

A Ferrous investirá cerca de R$ 40 milhões na construção das linhas de transmissão. Para a conexão da mina Viga à rede básica, a Ferrous construirá uma linha de 11 quilômetros, com tensão de 345 kV até a subestação de Jeceaba (MG) da Cemig. Já no Terminal Portuário, a Ferrous construirá duas linhas de transmissão paralelas de 27,5 quilômetros cada uma, necessárias para seccionar à linha de 345KV Campos dos Goytacazes (RJ) – Vitória (ES) pertencente à Furnas, e interligar uma nova subestação de rede básica que será construída junto ao Porto de Presidente Kennedy (ES).

“Poucas empresas hoje têm acesso à rede básica. Para a Ferrous, isso significa uma importante economia que vai ajudar a viabilizar o nosso projeto de mineração em jazidas de baixo teor”, afirma o diretor de Operações de Mina, Eder de Silvio.

Sobre a Ferrous

A Ferrous detém cinco ativos minerários no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais – região que concentra as maiores jazidas do mineral no país – e um ativo na Bahia. A Ferrous planeja se tornar um dos maiores produtores e fornecedores mundiais de minério de ferro transportado por via marítima, com a meta de exportar para mercados internacionais a um ritmo de 25 milhões de toneladas a partir de 2014 e 62 milhões de toneladas anuais em 2016.

A Ferrous está desenvolvendo um sistema logístico próprio que irá contemplar o Terminal Portuário e os minerodutos que ligarão as minas ao porto. A primeira fase do projeto da Ferrous inclui a construção de usina de beneficiamento na mina Viga, o Terminal Portuário e o mineroduto. A segunda fase inclui a construção de usina de beneficiamento do minério de ferro da mina Serrinha, construção de mineroduto ligando Serrinha a Viga, e expansão do mineroduto e do Terminal Portuário para 50 milhões de toneladas por ano.

A Ferrous planeja o desenvolvimento em separado da mina Jacuípe, em Coração de Maria (BA), por meio da construção de infraestrutura integrada com capacidade para 12 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, compreendendo mineroduto que ligará a mina ao porto na Baía de Todos os Santos.

Da Assessoria

Nenhum comentário: