sábado, 30 de julho de 2011

Empossado novo Bispo da Diocese de Campos




Com uma missa solene realizada às 10 horas, deste sábado, 30-07, no Santuário de Nosxsa Senhora do Pepétuo Socorro em Campos dos Goytacazes, aconteceu a posse canônica do 7º Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. Uma mensagem a todos os paroquianos da Diocese foi postsada no Blog Oblatvs.blogspot.com .

Mensagem de Início de Episcopado ao Povo da Diocese de Campos
Desejo desde o início de meu episcopado, missão de unidade e serviço ao Povo de Deus, manter uma cordial, paterna e solícita comunicação e diálogo com todos os setores e pastorais da Igreja e também com todos os segmentos da sociedade civil, tornando-me um instrumento de agregação, de reconciliação e de paz. Aliás é esta a frase bíblica que inspirou a Bula papal de nomeação : “ Irmãos, alegrai-vos, sede perfeitos, exortai-vos uns aos outros, tende o mesmo sentimento, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco, ( II Cor. 13,11 )”.

O Santo Padre citando o apóstolo das gentes nos conclama à unidade e a paz. Unidade que parte da comunhão missionária trinitária e que deve levar a uma pastoral de conjunto (não um conjunto de pastorais) orgânica, articulada, e participativa conjugando esforços, empenhos e recursos para uma Nova Evangelização. Paz que é um dom do Espírito Santo que não consiste em ausência de conflitos, mas na afirmação convicta da justiça e da verdade, da caridade e a liberdade, os quatro pilares da paz segundo a Pacem in Terris de João XXIII. Paz que exige o reconhecimento pleno da dignidade da pessoa, e o respeito a seus direitos, paz que nos leva a defender a vida humana a em todas as suas etapas, a vida no planeta, a família como instituição de direito divino e a liberdade religiosa.

Espero contar com todos, os presbíteros como meus colaboradores imediatos, irmãos no sacerdócio, os diáconos permanentes sinais do serviço-doação, os consagrados/as com os seus carismas e formas, o laicato que anseio vê-lo mobilizado, adulto, protagonista da missão eclesial no mundo. Merecerão destaque as famílias, os jovens, as crianças e os cinco rostos da pobreza citados pelo Documento de Aparecida: migrantes, moradores de rua, encarcerados, tóxico-dependentes e excluídos.

Não estou partindo de zero, seis grandes bispos me precederam, dando um perfil a esta diocese confirmando na fé ao Povo de Deus a eles confiado, caminhando na sequela do Santíssimo Salvador. Agradeço especialmente a Dom Roberto Guimarães a acolhida fraterna, carinhosa e sem dúvida generosa que me dispensou, será sempre um amigo e valioso colaborador. Deus seja louvado ! + Dom Roberto Francisco Ferrería Paz.


Nenhum comentário: