domingo, 24 de junho de 2012

Partido da República homologa nome de Frederico Barbosa Lemos candidato a prefeito de São Francisco de Itabapoana


Doze Partidos vão caminhar com Frederico. Uma mulher, filiada ao PSDC, Sandra Henrique será a candidata a vice prefeita.

Frederico Barbosa Lemos tendo ao lado a candidata a vice Sandra Henrique no final da convenção.


Com a Convenção do Partido da República (PR), realizada neste domingo, 24-06, no salão da Ana Festas, no Centro da cidade de São Francisco de Itabapoana ficou-se conhecendo a chapa que irá concorrer às eleições de 7 de outubro deste ano. Pelo PR foi homologado o nome do atual prefeito de São Francisco de Itabapoana, Frederico Barbosa Lemos. Para vice, Sandra Henriques, que pertence ao Partido Social Democrata Cristão  - PSDC- , Partido que ainda realizará a convenção. Sandra é esposa do atual vereador do PP Cláudio Henrique.


Frederico com Sandra, a vice.
Convencionais prestigiaram a Convenção.

Durante seu pronunciamento, Frederico Barbosa Lemos disse que, antes de chegar a convenção recebeu um telefonema do Presidente Regional do PR , deputado federal Anthony Garotinho lhe desejando boa sorte e que honrasse o Partido da República. Outra novidade foi a presença do PMDB no palanque de Frederico, representado pelo vereador Kademar Cordeiro, o Caboclo de Barra do Itabapoana. Também prestigiaram a Convenção do PR, o deputado estadual João Peixoto e os vereadores Fabinho do Estaleiro (PSDB), Cláudio Henrique (PP) e Jamilton Marcelino da Silva (PSB) e o ex-prefeito de SFI,  José Antonio Barbosa Lemos.

Após a Convenção, o Blog conversou com Frederico Barbosa Lemos. A entrevista, na integra, vai ao "ar" nesta segunda-feira, na Rádio São Francisco FM durante o jornal São Francisco é Notícia.



Entrevista Frederico Barbosa Lemos
 
O senhor disse, no seu pronunciamento,  que antes de vir para a convenção Partidária do PR, havia recebido uma ligação do presidente regional do PR- Partido da República, deputado federal Anthony Garotinho. Qual foi o objetivo desta ligação?

Eu recebi uma ligação em minha casa do nosso governador Garotinho, onde, na oportunidade desejou boa sorte, pedindo para a gente honrar o Partido da República em SFI. E essa vai ser a minha obrigação. Mas é bom a gente deixar claro que o Garotinho é o presidente Estadual do Partido da República, o PR. E a partir do momento que eu assumi o compromisso com ele e a população de São Francisco de Itabapoana, ele garantiu a vaga para que pudesse concorrer à prefeitura de SFI. Eu disse para ele que com certeza iria honrá-lo como meu líder político. Honrar a minha família, honrar a minha bandeira, o PR, e honrar o povo de São Francisco que vem sofrendo ao longo destes 12 anos, e que precisa ser respeitado. Ele me desejou boa sorte e pediu  para que a gente faça o possível para São Francisco de Itabapoana crescer de verdade.

Com quantos Partidos o PR vai caminhar?

Vamos caminhar com 12 Partidos na campanha vitoriosa do PR.

Com relação às propostas de governo, o senhor já discutiu com os Partidos, apesar de tão pouco tempo?

Claro. Sem dúvidas, todos os Partidos estão imbuídos no mesmo propósito de fazer o nosso plano de governo para apresentar à população de SFI. Nosso programa de governo esta noventa por cento pronto, faltando apenas ouvir , ainda,  alguns parceiros, para ajustar alguma coisa e ouvir a população com o objetivo de reconstruir São Francisco rumo ao progresso.

A escolha da candidata a vice. Qual critério o senhor utilizou, especialmente com a indicação de uma mulher para compor a sua chapa?

Primeiro dizer da força da mulher que é representada em nossa campanha vitoriosa. Eu digo isso, porque a mulher merece o nosso respeito, a mulher merece o nosso carinho. E porque não, a mulher nos ajudar a governar SFI?  Vejo que agora chegou a vez da mulher ajudar neste rumo do progresso. Por isso escolhi a Sandra Henriques, que é uma pessoa maravilhosa, uma pessoa que tem muitos amigos, é professora, tem um carinho muito especial de toda a população e tenho certeza que todos ficaram felizes em ver a Sandra ao nosso lado.

O PSDC, Partido da Sandra, ainda não realizou a convenção, talvez o motivo dela não falar neste momento da entrevista. O senhor consultou o jurídico e, tão logo tenha o nome homologado dará entrevista?

Sem dúvidas.

Com relação à convenção, surpreendeu ao senhor o público que compareceu? E o que o  ressalta de mais importante na convenção?

Primeiro, agradecer aos nossos amigos que estiveram aqui hoje, e aos que não puderam estar aqui, mas que de coração estavam aqui conosco. Quase duas mil pessoas lotaram o salão da dona Ana. Foi surpreendente, emocionante. Sentimos aqui hoje um calor humano muito forte, e a presença de Deus, sabe aquela coisa: aqui tem a diferença.

Com relação às prioridades de seu governo? O senhor acabou revelando uma novidade com relação a saúde.

Temos muitas prioridades para a saúde. Uma novidade que quero implantar  é a distribuição do remédio para a população em casa.

A construção de creches é uma prioridade em seu governo? Santa Clara por exemplo reivindica este benefício.

Peço que a população nos ajude a governar São Francisco. Sem dúvidas, se a comunidade necessita de uma creche, vamos construir uma.

O desenvolvimento Regional é um tema que fará parte de seu programa, principalmente com o surgimento Super Porto do Açu e da Ferrous, além da obra da ponte ligando SFI a SJB?

É importante frisar que em dozes anos, mil pessoas por ano, em média,  saíram de São Francisco de Itabapoana em busca de novos horizontes. Hoje, por exemplo, você que tem seu filho trabalhando em Rio das Ostras, em Campos, com certeza sabe que ele foi obrigado a abandonar o município  pela falta de investimento da qualificação da mão de obra. Para evitar isso é necessário planejar de verdade o nosso município. Até quando  vamos assistir aos municípios vizinhos "explodirem em desenvolvimento" sem que o progresso chegue aqui?  Acredito na construção da ponte como obra de desenvolvimento de nosso município. Assim, o progresso vai passar em nossa parte e, se não aproveitamos para qualificar o nosso cidadão hoje, o nosso progresso vai ficar "a ver navios". Uma das minhas prioridades será a luta em favor da qualificação educacional de nossos jovens.

E para os comerciantes e empresários, qual a sua mensagem neste momento que vislumbramos o progresso da Região?

Para que o município cresça é importante que o comerciante seja valorizado  pela prefeitura e pela infra estrutura que chega ao porto. A rede hoteleira terá incentivo para seu crescimento. Estamos próximo do progresso e vislumbramos que este crescimento chegará até aqui, fortalecendo cada vez mais nosso comércio. Um progresso que não passe só de passagem, como diz um amigo, mais que seja uma realidade para nossa população.

Turismo no litoral. Os quiosques são prioridade em seu governo?

Reativar os quiosques em toda a orla, faz parte de nosso plano de governo. Estamos em conversa com o Ministério Público Federal. Caso não sejam reabertos os quiosques, assumimos o compromisso com a população com um projeto já pronto para implantação de quiosques altamente sustentável, nos padrões dentro do que o meio ambiente exige. Vou incluir em nosso plano de governo, reativar o turismo em SFI com quiosques em toda orla de maneira  planejada. Acho que podemos sonhar juntos com nosso povo sobre este projeto.

Como vai ser a campanha?

Em primeiro lugar respeito às famílias. É importante isso. Se não há respeito à família que está me ouvindo, não mereço ser respeitado. Temos de parar de ficarmos prometendo o que não podemos cumprir. Uma palavra tem que ser passada a partir de agora. Se você gosta do povo vem com a gente, com o PR. Vou caminhar este município inteiro. Já comprei dois pares de tênis para ir de casa em casa pedindo com toda a humildade do mundo, o voto.

Caro Frederico Barbosa Lemos. A entrevista chegou ao final. Deixamos aqui os microfones para suas despedidas.

Quero frisar aqui, o nosso respeito por cada cidadão sanfranciscano.  O respeito pelo nosso adversário político, apesar de não conhecê-lo. Em momento algum vou praticar qualquer tipo de discórdia e causar desentendimento. Essa eleição tem que ser marcada pelo respeito. Peço que este respeito seja recíproco. Até citei no meu pronunciamento na convenção. Se ele quiser nos ajudar, já que é concursado no município, que venha trabalhar. Mas ele não quis. Mas continuo respeitando este seu posicionamento. Quero dizer que a nossa vontade de acertar é cada vez maior. Vamos conversar através do rádio na campanha política eleitoral diariamente. O PR vai revolucionar e criar um marco para a história do município de SFI com Deus e o povo. Também com nosso governador Garotinho, com a vontade dos nossos amigos que estão nos ajudando, os doze Partidos que vão caminhar juntos, o deputado João Peixoto e a candidata a vice prefeita, a Sandra, que está  ao nosso lado para governar com você e sua família. Termino dizendo: se você gosta do povo, vem com a gente, e até a vitória.

Nenhum comentário: