quinta-feira, 14 de março de 2013

Amoratra elege nova diretoria e discute projeto de uma praça para Travessão de Barra

Clique nas imagens para ampliá-las
   
Associados da Amoratra, Associação dos Moradores de Travessão de Barra estiveram reunidos na terça-feira, 12 de março, para eleição da diretoria para gestão 2013-2015. Vidal Viana, atual presidente, encabeçou a chapa única e foi reeleito, com Welington Soares como vice.


Segundo informações enviadas ao blog pela Amoratra, o encontro aconteceu em clima de paz e harmonia, sendo acatada por aclamação a proposta de recondução da diretoria por mais um período, haja vista a não apresentação de registro de nenhuma chapa no período previsto no edital, entre 02/03 e 10/03. Segundo a Associação, o edital 01/2013 foi publicado e afixado na sede da entidade, no dia 02 de março.

O presidente Vidal Viana não escondeu sua insatisfação frente à esvaziada participação popular nos trabalhos desenvolvidos pela associação, "É muito desanimador ver o descaso e o desinteresse da população diante de uma causa de tamanha importância, deveríamos ter em uma reunião como essa no mínimo uns 100 associados, mas só compareceram pouco mais de 20. Os nomes cotados para assumir os trabalhos da associação também declinaram nos últimos dias, alegando problemas particulares. Ficamos na iminência de não ter uma nova diretoria completa, sendo que na última gestão já poucos foram os que cooperaram", disse.

Leandro Luíz Couto Lemos, secretário da entidade, citou ainda que nas eleições municipais de 2012, Travessão de Barra teve diversas candidaturas ao Legislativo, mas que nenhum dos candidatos milita com a Associação, o que julga ser preocupante. Para ele a resposta veio nas urnas, nenhum se elegeu, e os candidatos chamados “de fora” obtiveram a maioria dos quase 3.000 votos do colégio eleitoral local.  “É necessário haver uma maior conscientização de que os problemas relacionados à localidade é responsabilidade de todos, e que sem representação na bancada da Câmara, a necessidade de uma Amoratra mais forte se torna ainda maior”, disse.

Local ideal para a praça, diz Amoratra
PRAÇA DO ASSOCIATIVISMO

Em 2014 completará 30 anos que o associativismo chegou a São Francisco de Itabapoana. Em 10 de março do ano de 1984 era fundada a Amoratra. Para comemorar a chegada da data a entidade elaborará um abaixo assinado e o encaminhará ao Executivo Municipal, propondo que a Prefeitura adquira uma área de aproximadamente 3.500 metros quadrados, situada na Rua Manoel Ferreira, em frente ao Estádio do Travessão Esporte Clube, para construção da "Praça do Associativismo", exatamente no mesmo local onde ocorreu a Assembléia Geral de constituição da Amoratra, há 30 anos.

Leandro Luíz destacou que Travessão de Barra não possui uma área pública de lazer. A pequena Praça “S-kinão” Caldeira, situada no Centro da localidade, possui apenas 250 metros quadrados. "Ali não há espaço para nada, havia brinquedos infantis que tivemos de pedir para retirar em virtude do grande risco que representavam, já que o local é margem da rodovia RJ 224", pondera Leandro.

Vidal e Welington
A nova área a ser adquirida é quinze vezes maior, sendo contornada por ruas que não recebem grande fluxo de veículos. Para a Amoratra o local é o único capaz de atender todas as necessidades de infra-estrutura que o Centro de Travessão de Barra ainda precisa: construção de banheiros públicos, área de lazer para as crianças, terminal de táxi e praça de alimentação com quiosques e super postes. Há ainda a possibilidade de expansão da área da vizinha Escola Municipal Manoelina de Souza Rodrigues (que não possui pátio) e enlarguecimento da Rua Manoel Ferreira da Silva em quase toda sua Expansão (atualmente uma via estreita e precária), no entorno do Estádio do Travessão.

A praça receberia ainda um monumento ao associativismo, uma das idéias, é a edificação de um obelisco de 30 metros de altura em torno do qual seriam fixadas placas fazendo referência a cada uma das diversas Associações de moradores hoje espalhadas por São Francisco. Tudo isso num local onde hoje só existe um terreno cheio de mato e sujeira, onde pessoas jogam lixo e entulho, transformando o local num imenso criadouro de ratos, baratas e mosquitos, e justamente no coração da localidade.

"Há muitos anos temos batido nessa tecla, e já enumeramos diversas razões aqui para classificar essa obra como sendo uma prioridade para Travessão, uma vez que resolverá inúmeros problemas de uma só vez, além é claro, da vitalização que trará ao centro do nosso bairro '', pontuou Leandro durante a assembleia.

Leandro Luíz
Segundo Leandro, o prefeito Pedrinho Cherene demonstrou interesse em dialogar com a Amoratra sobre a sonhada obra. “Já conversei informalmente com o prefeito Pedrinho Cherene a respeito do assunto, o qual demonstrou boa vontade e interesse. A partir de agora iremos apresentar uma proposta formal”, disse o secretário da Amoratra.

Já o Presidente Vidal Viana vê na praça, a possibilidade de reascender na população a chama do movimento associativista, com o despertar para o interesse das causas de bem estar comum e o surgimento de novos simpatizantes.

O Blog percebe a vontade dos membros da Amoratra em ver a materialização deste sonho e receber a Praça como presente nos 30 anos da Associação. Viemos de um passado difícil, quando éramos Sertão de São João da Barra. E com todas as dificuldades as coisas aconteciam. Por isso os nossos parabéns e incentivo para projetos e propostas que emanem do povo e dos movimentos associativistas.

Da Redação com matéria enviada pela Assessoria da Amoratra através de e-mail assinado por Max Rodrigues

Nenhum comentário: