quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Audiência Pública sobre Porto Canaã dia 11 de dezembro em SFI

Antes do encontro, empresa responsável pelo empreendimento participa de encontro na Câmara de Vereadores
Está marcada para a próxima quarta-feira (11/12/13), às 19 horas, no Salão Ana Festas, a Audiência Pública para análise do Estudo de Impacto Ambiental do Terminal Portuário Offshore Canaã, empreendimento projetado para ser construído na localidade de Barrinha, no entorno de Buena, litoral de São Francisco de Itabapoana.

Antes da Audiência Pública, representantes da empresa aceitaram um convite da Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana para falarem sobre o empreendimento com as autoridades municipais, nesta quinta-feira (05/12), às 10 horas, na sede do Legislativo

Segundo o presidente da Câmara, vereador Claudinho Viana (PSC) o encontro tem por objetivo  esclarecer possíveis questionamentos  das autoridades,  já que o empreendimento é de grande porte, e certamente causará alguns contratempos na estrutura já existente da cidade. “Queremos saber quais os impactos diretos e indiretos nos diversos setores,quais serão os benefícios e possíveis danos ao município; são muitas  dúvidas que pretendemos esclarecer nesse encontro”, disse Claudinho.

Claudinho confirmou também que foram convidados o Juiz da Comarca de São Francisco de Itabapaoana Marcelo Feres Bressan, Promotora de Justiça Juliana Viana, OAB em São Francisco de Itabapoana, representantes das Policias Civil e Militar, além do prefeito Pedrinho Cherene, vice Amaro Barros e todos os secretários municipais.

O Terminal Portuário Offshore Canaã é um empreendimento que visa dar apoio à exploração e produção de petróleo e gás natural na Bacia de Campos, com possibilidade de alcançar também as Bacias do Espírito Santo e de Santos.

O empreendimento, que contém um centro comercial, um condomínio industrial e um TUP – Terminal de Uso Privado Exclusivo, com 1.313.400m2 de retroárea, será construído em São Francisco de Itabapoana, no Norte do Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, o empreendimento está em fase de aprovações e tem lançamento previsto para 2014. Os pontos fortes do empreendimento são: localização privilegiada, excelentes condições de navegabilidade, ótima infraestrutura, tecnologia de ponta na operação portuária, ampla malha de acesso ao local, agilidade e independência nas operações portuárias, projeto e construção de instalações específicas para cada cliente, disponibilidade de mão de obra na região, baixo custo na logística de apoio à operação “Offshore”, água própria (outorga ANA), e a melhor legislação para a instalação empresas no Estado do Rio de Janeiro.



Além disso, a área onde será instalado o empreendimento tem 1.313.400m2, com 1.000 metros de frente para a rodovia e 1.500m de frente para o mar, comportando assim o arrendamento de grandes áreas para a instalação de um “pool” de empresas âncoras (operadoras de petróleo, empresas proprietárias de embarcações, empresas de logística, etc.), um parque de tancagem, uma distribuidora de combustível, um posto de gasolina de grandes dimensões, um estaleiro para reparos e construção, um condomínio industrial para empresas de suporte a esta atividade, além de um condomínio comercial de apoio ao empreendimento.

Por ser um TUP, o Terminal Portuário Offshore Canaã não precisa cumprir as regras legais, que são obrigatórias aos terminais públicos e que são dispensadas aos privativos. Entre as principais limitações em terminais públicos estão a contratação obrigatória da mão de obra de um órgão gestor e o pagamento de tarifas à autoridade portuária.

Todas as características descritas acima fazem do empreendimento o melhor “Hub” de logística e atividades de apoio “Offshore” do Estado do Rio de Janeiro, atendendo as atuais necessidades do mercado e resolvendo grande parte dos problemas que existem atualmente neste segmento, a custos competitivos.

Da Redação do Blog com informações das Assessorias da Câmara e do Terminal Canaã

Nenhum comentário: