quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Representantes do Porto Canaã apresentam projeto para autoridades sanfranciscanas



Representantes do Porto Offshore  Canaã,  empreendimento projetado para ser construído na localidade de Barrinha, no entorno de Buena, litoral de São Francisco de Itabapoana, fizeram uma apresentação do projeto para autoridades municipais. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (05/12) no auditório da Câmara Municipal, com a presença de vereadores, vários secretários municipais além de representantes do INEA, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual.

Inicialmente, Rogério Araújo, um dos sócios do empreendimento fez a apresentação do projeto, e em seguida as autoridades fizeram as suas colocações e questionamentos. Durante quase três horas, foram debatidos temas como: geração de emprego e renda, impactos diretos e indiretos ao meio ambiente, segurança, mobilidade urbana, políticas compensatórias, entre outros.  O vereador Alexandre barrão, por exemplo, questionou quanto ao destino do lixo produzido pelo porto, o vereador Raliston Souza destacou a importância de criar o mais rápido possível programas de qualificação de mão de obra local, enquanto o vereador Fabinho do estaleiro falou sobre  a estrutura de rodovias para acesso ao empreendimento. Esses e vários outros questionamentos foram feitos e respondidos por Rogério Araújo, que destacou a urgência por parte dos gestores do município, em cria mecanismos legais que incentivem através de benefícios fiscais a instalação de novas empresas. “O porto será um atrativo para várias outras industrias e é preciso que o município faça o dever de casa criando atrativos fiscais “ disse Rogério.

A diretora do departamento de trabalho da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social Gleicy França informou que existe um balcão de empregos na secretaria, e solicitou que o Porto Canaã possa absolver esses trabalhadores cadastrados, e que possa criar parcerias para novos cursos que atendam a demanda do próprio porto. Rogério afirmou que está a disposição para quantas reuniões forem necessárias, e que o empreendimento irá colaborar no que for possível e necessário.

O encontro desta quinta-feira foi solicitado pelo presidente da Câmara de Vereadores Claudinho Viana.

Audiência Pública - Está marcada para a próxima quarta-feira (11/12/13), às 19 horas, no Salão Ana Festas, a Audiência Pública para análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Terminal Portuário Offshore Canaã.


O Terminal Portuário Offshore Canaã é um empreendimento que visa dar apoio à exploração e produção de petróleo e gás natural na Bacia de Campos, com possibilidade de alcançar também as Bacias do Espírito Santo e de Santos. A expectativa é para que as obras do Porto comecem no final de 2014 ou início de 2015.

Da redação do Blog com informações da Ascom Câmara

Nenhum comentário: