terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Ex-vereador Manoel Roxinho é homenageado em São João da Barra pelos relevantes serviços prestados ao município


Detentor de mandatos eletivos por 22 anos, no período anterior à emancipação de São Francisco de Itabapoana, Manoel Alves Barreto (Manoel Roxinho) foi homenageado na noite da última sexta-feira (29/11) durante uma solenidade no Clube Democrata, na cidade de São João da Barra. A iniciativa partiu do Instituto de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (IDEHA), que levou em consideração os relevantes serviços prestados pelo político ao município.

Das mãos do presidente do Instituto, Maicon Cruz, da diretora Vera Coutinho, e de demais integrantes da diretoria, o homenageado recebeu um certificado e uma placa de prata. Também participou da cerimônia o vereador por São João da Barra Ronaldo da Saúde. Genro do também ex-vereador José Pinto de Souza, o parlamentar sanjoanense se emocionou ao lembrar o período em que trabalhou como motorista da Câmara Municipal na década de 1980, quando Manoel Roxinho era companheiro de bancada de seu sogro, já falecido.

Manoel Alves Barreto é natural do hoje município de São Francisco de Itabapoana e no ano de 1966 obteve seu primeiro mandato na Câmara Municipal de São João da Barra, tendo como base eleitoral a região de Estreito e Imburi. A popularidade e o bom desempenho no Legislativo o transformaram em um dos políticos mais influentes do então Sertão de São João da Barra, se reelegendo vereador por mais duas legislaturas e vencendo, no ano de 1976, a eleição para vice-prefeito na chapa encabeçada por Genecy Mendonça, o Dodozinho.

A atuação política de Manoel Roxinho prosseguiu na década de 1980, com mais um mandato de vereador, entre 1983 e 1988, sendo presidente da Câmara Municipal no biênio 1985/1986. Ao decidir nesta legislatura se afastar da política, apontou como sucessor o filho Manoel Alves Júnior (Juninho). Também presente no evento, ele exerceu mandatos de vereador em São João da Barra e São Francisco de Itabapoana e hoje atua como Secretário Municipal de Controle Interno de São Francisco em Itabapoana.

– Atuei na política em um tempo difícil, tendo que percorrer mais de 90 quilômetros para se chegar à sede do município. Hoje, aos 82 anos de idade, me sinto honrado em receber essa homenagem nessa terra que tanto amo e onde eu reencontro grandes amigos. Tudo novamente faria se fosse preciso e gostaria de agradecer a toda diretoria do Instituto pela homenagem – destacou Manoel Roxinho em seu pronunciamento.

Fundado há um ano e meio, o IDEHA tem por finalidade apoiar e desenvolver ações para a garantia dos direitos humanos e elevação e manutenção da qualidade de vida. Na última sexta-feira (29/11), as homenagens foram concedidas durante a realização da I Noite Afro, em comemoração ao mês da Consciência Negra e que contou com a participação, entre outros, da presidente do Instituto Afro do Norte Fluminense, Lucimara Muniz, do superintendente municipal de Igualdade Racial de Campos dos Goytacazes, Jorge Luiz dos Santos, e da presidente da Associação Quilombola de Barrinha, em São Francisco de Itabapoana, Lídia Teixeira.


Matéria enviada por Mauricio Barreto

Nenhum comentário: