quinta-feira, 18 de setembro de 2014

DER-RJ informa que começaram as obras da ponte ligando SFI a SJB


Foto: Héllen Souza/Folha da Manhã.

O engenheiro chefe do DER-RJ na Região, Dr. Ivan do Amaral Figueiredo ligou nesta quarta-feira para o Blog do Paulo Noel informando que finalmente já começaram as obras da ponte da integração que ligará São João da Barra a São Francisco de Itabapoana.

O companheiro jornalista Maurício Barreto, através de mensagem no whatisapp também disse que viu movimentação de homens e máquinas na área do lado de São João da Barra, em frente ao trevo do Porto do Açu onde surgirá a cabeceira da ponte.  “Acabei de passar pelo local onde será construída a ponte no Trevo de Caetá e vi uma movimentação de homens trabalhando”, disse Maurício.

É verdade caro Maurício, finalmente as obras começaram. Vamos torcer que não parem. Também o jornal Folha da Manhã abordou o assunto;

Disse o jornal que “de acordo com a assessoria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), na semana passada foram iniciadas as obras de construção da ponte, cuja duração prevista é de 12 meses.

Ainda segundo a assessoria, o órgão já concluiu os serviços de sondagem e topografia na área e a partir da próxima semana vai dar início aos trabalhos que vão preparar as fundações da nova estrutura: “O DER-RJ ainda informa que, por se tratar de uma obra de montagem, a maior parte das peças é construída em fábricas e posteriormente instalada no local onde ficará a ponte”, informou em nota.

A obra está orçada em R$ 137,2 milhões e irá encurtar o caminho entre os dois municípios em aproximadamente 100 quilômetros, e terá 1.300 metros de extensão, 16,2 metros de largura, sendo divididos em 7,20 metros de vias de acessos, 5 metros de acostamento e 4 metros para acessibilidade de pedestre. O projeto atual substitui o original, que teve início em 1981, mas foi paralisado em 1985.

Em 6 de junho último, as obras da Ponte da Integração foram lançadas com a presença do governador Pezão. Porém, elas não foram iniciadas. Primeiro, o DER informou que o projeto inicial passou por pequenos ajustes. A equipe da Folha da Manhã esteve no local das obras e verificou que o canteiro de obras foi transferido do trevo de acesso ao Superporto do Açu para Caetá. 


Em julho, ainda sem operários no local, o órgão declarou, através de nota, que o trabalho se encontrava em fase de topografia e sondagem e o prazo foi estabelecido para 10 dias mais tarde. Em agosto, o DER justificou o não início com novos ajustes técnicos. A previsão de início foi, novamente, de 10 dias.


O deputado Roberto Henriques, autor do projeto que deu nome à ponte, destacou que a obra é um anseio de quase 80 anos dos moradores locais e será primordial para a região, que vive um período de grande desenvolvimento com os investimentos portuários: “O Governo do estado está pagando uma dívida antiga com a região. Investir em infraestrutura agora é a herança que estamos deixando para gerações futuras”, destacou. (Da redação com informações da Folha da Manhã)

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