sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Meio Ambiente recebe apoio policial para recolher pneus em Santa Clara



No início da tarde dessa sexta-feira, 21/01, agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana (SEMASFI), com o apoio da guarnição da 3ª Companhia da Polícia Militar, estiveram numa borracharia em Santa Clara, onde o proprietário foi autuado por manter irregularmente no estabelecimento grande quantidade de pneus inservíveis.

A situação caracteriza poluição, prevista no artigo 54 da Lei Federal 9.605/98, além de servir de criadouro para proliferação de mosquitos. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Heringer, o local já havia sido alvo de fiscalização.

“O responsável pelo estabelecimento obstruiu, sem motivo, a ação de recolhimento de pneumáticos inservíveis pelos funcionários da secretaria. A partir daí foi solicitado o apoio policial para acompanhar a diligência dos fiscais até a borracharia, tendo sido recolhido cerca de sessenta pneus de diversos tamanhos no local”, disse. A ação contou com o apoio dos sargento Machado e soldado Leandro.

Para Heringer, a autuação de hoje foi isolada, haja vista que as borracharias cadastradas junto a SEMASFI sempre colaboraram com o programa Reciclar de recolhimento de pneus, desde a sua implantação há um ano. Neste período já foram recolhido 7.500 pneus inservíveis e transportados para reciclagem em parceria com o município de Campos dos Goytacazes.

O secretário acrescentou ainda que, a secretaria estará solicitando a presença dos agentes de combate à Dengue da Secretaria de Saúde  para vistoriar o local da ocorrência.


Informações, dúvidas e cadastros de novas borracharias no município devem ser dirigidas pelo e-mail: ambiente.pmsfi@yahoo.com.br ou pessoalmente de segunda a sexta-feira na sede da SEMASFI, em Fazendinha.

Um comentário:

Unknown disse...

O exemplo deveria vir de casa: Na rua projetada 8 de Sta Clara no terreno da Prefeitura, antigamente utilizado pela correção apreensão de animais (agora desativado)encontra-se uma grande quantidade de pneus que utilizaram para cercar o terreno. Agora estes pneus estão jogados lá e ninguém aparece para recolher.
Fica aqui o meu compartilhamento com este Canal de Comunicação de São Francisco do Itabapoana.
Francisco R. Teixeira
teixeirafr2013@gmail.com