domingo, 17 de janeiro de 2016

Utopia?

Aniversário de 21 anos de São Francisco de Itabapoana. Na verdade, pouco temos a comemorar neste período de maior idade de nossa cidade. Vamos, então, pautar alguns itens importantes que, ao nosso ver, ainda precisam ser colocados em prática para desenvolvimento do município, embora para muitos não passam de utopia.

01)   Juventude. Para os jovens falta uma universidade ou a criação de faculdades. O polo universitário mais próximo está na cidade de Campos dos Goytacazes. Diariamente, centenas de estudantes, graças ao transporte oferecido pelo Executivo Municipal, necessitam se deslocar cerca de 100 quilômetros, ida e volta, em busca de seus sonhos. Temos a faculdade a distância, o polo do Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) que funciona no CIEP Celson Martins Cordeiro que é formado por sete instituições públicas de ensino superior: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO e, conta atualmente, com centenas de alunos matriculados em seus 5 cursos de graduação a distância. Tudo bem, o problema é que não disponibiliza ainda faculdades de medicina, advocacia, veterinária, engenharia, jornalismo, administração e por aí vai.

02)   Não dispomos de uma guarnição do Corpo de Bombeiros;

03)   Nosso transporte público é péssimo;

04)   Saúde: precisamos de um hospital cujos pacientes não necessitem, quase sempre, serem removidos para atendimento em hospitais de Campos.

05)   Turismo: falta infraestrutura.

06)   Estradas: muitas das rodovias asfaltadas necessitam de recapeamento urgente. As estradas vicinais, de escoamento da produção agrícola, constantemente estão necessitando de reparos.

07)   Obras da Rodovia da fruta de Praça João Pessoa a BR-101 continuam paralisadas;

08)   Segurança pública: faltam mais efetivo e viaturas para a Polícia Militar. Temos muitas rotas de fugas no município. Com a chegada da Ponte da Integração, a situação da segurança precisa ser revista, pois se nada for feito vai piorar;

09)   Abertura de mercado de trabalho para nossos jovens que são obrigados a buscarem novos horizontes em cidades da Região dos Lagos;

10)   Estancar o êxito rural oferecendo mais opções na lavoura;

11)   Valorização do homem do campo com políticas públicas de incentivo à produção;

12)   Royalties do petróleo. Quando o município de São Francisco de Itabapoana receberá indenização com município produtor? As famigeradas linhas ortogonais do IBGE penalizam nosso município que recebe indenização ridícula, comparado a São João da Barra e Presidente Kenedy, na divisa do Espirito Santo com o Estado do Rio;

13)  Saneamento básico, já que o município não dispõe de um metro de esgoto.

14)Uma ponte anunciada para ser inaugurada em julho deste ano de 2016, sem que até o momento, o Governo sequer comenta sobre as Estradas de acesso à ponte.  Como se inaugura uma obra deste porte, sem que  haja estradas para chegar até ela.  

Como se observa, São Francisco de Itabapoana chega aos 21 anos com carência em vários setores. Ficam as dicas para serem analisadas e discutidas pelas autoridades. Aceitamos mais indicações de demandas para nossa lista. No mais, um feliz aniversário para nossa cidade. Que possamos, em futuro próximo, comemorar estas conquistas em outro aniversário.  

Um comentário:

Unknown disse...

verdade meu amigo! precisamos de um olhar mais profundo por essa cidade em que amamos ,
precisamos que as autoridades competentes procure melhorias para esse nosso jovem município
como industrias para geração de emprego entre outros!