quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Centenário de morte de Machado de Assis comemorado em SFI

O evento foi bastante prestigiado.

O Colégio Estadual São Francisco de Paula comemorou com intensa programação cultural os 100 anos de morte de Machado de Assis, evento realizado pelo 3º ano da escola, com coordenação da professora Maenilse Gonçalves.
Quem foi Machado de Assis?
Joaquim Maria Machado de Assis foi cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta. Filho de um operário mestiço de negro e português, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Perdeu a mãe muito cedo e foi criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis. Publicou várias obras importantíssimas até hoje: Memorias póstumas de Brás Cubas, A Mão e a Luva e Dom Casmurro. Morreu aos 69 anos no dia 29 de setembro de 1908, deixando a maior contribuição como escritor para a Literatura Brasileira. Imagens do evento com fotos enviadas, por e-mail, ao Blog do Paulo Noel.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Paulo Noel,

Muito me alegra ver esse tipo de matéria postada no seu Blog. São eventos e notícias assim que queremos ver em São Francisco!!!

Eu sei que sua imparcialidade profissional faz com que você tenha que postar todo o tipo de notícia, mas ando muito triste em ver que a maior parte do conteúdo deste blog é feita de notícias ruins ou sobre grandes tragédias - embora eu admita que as notícias aqui postadas sejam verdadeiras.

Pelo o que eu observo, as coisas boas acontecem sempre lá por São João da Barra e para nós sobra quase sempre as grandes mazelas. Obviamente que você não tem culpa e nem mesmo poder de ação sobre as coisas que acontecem ou deixam de acontecer em São Francisco. Porém, como leitor e admirador do seu blog, eu te peço que tente postar melhores notícias nesse canal de comunicação.

Eu sei que poucas pessoas postam comentários no seu Blog, mas sei também que muitos o acessam! Sendo assim, eu acredito que boas notícias fará com que TODOS nós possamos continuar tendo esperanças para no município e não acharemos, como as vezes me parece, que somos amaldiçoados. Eu acredito que os meios de comunicação são capazes de plantar a semente da esperança ou a de total descrença no coração das pessoas que o acompanham.

Espero que este meu comentário seja acolhido com muito carinho e com o coração aberto.

Um forte abraço,

Ruy Temberg.