terça-feira, 2 de junho de 2009

I Semana Integrada de Meio Ambiente da região Norte Fluminense

Foto Aurenio Nascimento.
Na semana mundial do meio ambiente a prefeitura de São Francisco de Itabapoana participará de um fórum organizado pelo Projeto Pólen, da Petrobras, em parceria com as prefeituras de São João da Barra e Campos. O evento intitulado “I Semana Integrada de Meio Ambiente na região Norte Fluminense” vai ser realizado simultaneamente nos três municípios, onde haverá uma visita de reconhecimento dos ecossistemas das três cidades, palestras e debates.
O encontro, que reunirá historiadores, ambientalistas, professores e representantes do Ibama e da Petrobras, é gratuito. As inscrições podem ser feitas no local. Um certificado de participação será dado pela Petrobras, ao final do evento.
Os organizadores pretendem produzir um documentário e uma cartilha que serão distribuídos posteriormente para as escolas. Está previsto também a elaboração de uma carta de intenção que será encaminhada ao Ministério Público mostrando a importância de preservar os manguezais visitados.
Para o gestor do Pólen em São Francisco, Edmar Henriques, a expectativa é que o encontro sirva para acelerar os projetos e programas de conservação; e para conscientizar a população da importância dos ecossistemas.
Programação
Em São Francisco de Itabapoana, o encontro começará nesta quarta-feira (03), no Colégio Estadual São Francisco de Paula. Na abertura, prevista para às 7h, a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alessandra Chacon, falará sobre a “A ecologia inserida na educação ambiental”. À tarde, a partir das 14h, ela abordará o tema “Educação ambiental e o Projeto Pólen”. Na quinta-feira (04), a partir das 8h, sairá da praça da rodoviária em Barra do Itabapoana uma expedição com destino a Gargaú com objetivo de fazer o reconhecimento do ecossistema do município. Logo após, haverá uma mesa redonda com diversas autoridades. Na sexta-feira (05), às 8h, encerrando a programação, haverá palestra com o professor da UFRJ, Frederico Loureiro, que ministrará palestra sobre a “Educação ambiental nas escolas”.
Projeto Pólen
O Projeto Pólen trata-se de um programa da Petrobras de formação de educadores ambientais voltado para profissionais da área de Educação e Meio Ambiente dos treze municípios da área de influência da estatal (Araruma, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abeu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Saquarema). ( Ascom - SFI)

Nenhum comentário: