domingo, 9 de maio de 2010

SJB é finalista da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

São João da Barra é o único representante do Norte Fluminense na final da etapa estadual da 6ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que será realizada na próxima segunda-feira, dia 10, a partir das 13h, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Foram selecionados 20 municípios após analise de 42 projetos em que a tônica foi o incentivo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

A participação sanjoanense está associada a ações de apoio ao cooperativismo, ao incentivo à formalização e abertura de micro e pequenas empresas e ao fomento do comércio local com a instituição do Cartão Alimentação de Servidor e do Cartão Cidadão, responsáveis por injetar mensalmente aproximadamente R$ 630 mil nos estabelecimentos comerciais do município, o que corresponde a um montante anual de mais de R$ 7,5 milhões no comércio local.

Atualmente existem três cooperativas em funcionamento em São João da Barra criadas por meio do Programa Municipal de Incentivo ao Cooperativismo (Prominc) e que juntas garantem renda mensal para dezenas de famílias. O Programa Empresa Legal, também criado na gestão da prefeita Carla Machado, permite a formalização e abertura de novos negócios com assistência jurídica e contábil gratuita pelo período de um ano.

Coordenadora do Programa de Geração de Trabalho e Renda do município, Romarilda Lança explica que a participação do município no evento é uma forma de reconhecimento do momento de desenvolvimento local. “Isso se deve à visão empreendedora da prefeita Carla Machado. Para a seleção, enviamos um relatório ao Sebrae onde colocamos a realidade que vivemos a nível de desenvolvimento”, afirma.

Romarilda ressalta que, não é apenas o município quem está passando por um desenvolvimento, mas também a população que vem acompanhando e se preparando para transformações sociais.

— Percebemos o cuidado do governo municipal para que a cidade não cresça desordenadamente e estamos felizes por estarmos concorrendo com municípios de maior porte — diz a coordenadora, ressaltando que o evento deverá contar a presença da prefeita Carla Machado, do vice, Genecy Mendonça (Dodozinho), e de uma comitiva com representantes dos projetos e programas sociais do município. “Além das cooperativas, temos também representantes do Cartão Cidadão, Empresa Legal, e outros, voltados ao desenvolvimento social do município”, acrescenta.

O prêmio – Realizado a cada dois anos, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é concedido a prefeitos e administradores regionais do Distrito Federal que tenham implantado projetos, com resultados mensuráveis, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas (MPEs).

Por meio do prêmio, os prefeitos têm a oportunidade de dar visibilidade às suas realizações. A satisfação da população e a ampliação de parcerias que fomentarão novas perspectivas de crescimento e desenvolvimento para a realidade municipal são outras vantagens. Serão concedidos aos prefeitos vencedores certificado e troféu entregues em solenidades em seus estados. Os vencedores serão comunicados pelo Sebrae de seu estado. Os resultados finais serão divulgados no site www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br.

Na etapa nacional, serão concedidos aos vencedores uma viagem internacional, certificado e troféu, entregues em solenidade a ser realizada em Brasília-DF. Assim como na etapa estadual, todos os projetos que obtiverem 50% ou mais da pontuação total máxima receberão ainda o selo Prefeito Empreendedor - Finalista Nacional, como reconhecimento ao projeto inscrito.

Secom-SJB - Maurício Barreto/Carla Cardoso

Nenhum comentário: