segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Tudo indica ser meningite viral, mas não há 100% de certeza, diz médico

Diretor clínico do Hospital Manoel Carola esclarece sobre caso da jovem Jane Carla

A grande rotatividade de médicos em um hospital público como o Ferreira Machado e o alto grau de dificuldade para os leigos entenderem os inúmeros agentes transmissores da meningite fizeram a família da secretária Jane Carla Andrade da Silva Santos, 25 anos, passar uma informação desencontrada.

A situação real de Jane foi informada no início da tarde desta segunda-feira (18) pelo diretor clínico do Hospital Manoel Carola, o médico Hober Caminhas. Dr. Hober se reuniu na manhã de hoje com o infectologista e diretor da Faculdade de Medicina de Campos, Nélio Artiles. “Felizmente a Jane está muito bem. Tudo indica ser meningite viral, mas não há 100% de certeza. O exame não é conclusivo, e sim aponta para forte possibilidade de não ser meningite contagiosa”, disse Caminhas, que ainda foi orientado pelo infectologista a realizar a quimioprofilaxia, administração de antibiótico para as pessoas que tiveram contatos próximos com a paciente. “Tanto o exame do liquor, feito na sexta-feira, quanto o exame de sangue feito no sábado, indicam meningite viral. Mesmo assim vamos continuar a quimioprofilaxia, pois o antibiótico que demos a Jane desde a última quinta-feira pode ter mascarado uma possível bactéria”, esclarece o diretor clínico.

Na noite deste domingo (17) a tia de Jane, Maria Josete da Silva Martins Pereira, 49 anos, disse que a orientação era pelo encerramento da quimioprofilaxia, e que já se tinha uma confirmação de que não se tratava de meningite contagiosa, como o Blog noticiou no fim da noite deste domingo. Na manhã desta segunda-feira as informações foram melhores esclarecidas à família, e, apesar da boa evolução da paciente, a orientação foi pela realização da quimioprofilaxia. Um médico do Hospital Ferreira Machado conversou com Elizabeth Cristina, prima e acompanhante de Jane no Hospital Ferreira Machado.

A notícia tranquiliza a população, pois é remota a possibilidade de Jane ter sido acometida da meningite meningocócica, onde a transmissão se dá pelo contato com o indivíduo infectado, e pelas vias aéreas. Como os médicos salientaram, tudo indica ser meningite viral, forma menos preocupante em função de não haver risco de transmissão.

Casos confirmados – Os pacientes que tiveram a confirmação da meningite meningocócica, Sabino Augusto Cardoso e Maria José de Alcântara Mascarenhas Pinto, continuam internados respectivamente no Hospital Geral de Guarus e HFM. O quadro de Sabino é estável; já o de Maria José é grave. Ela está internada na UPG – Unidades de Pacientes Graves.

Nenhum comentário: