sábado, 15 de janeiro de 2011

São Francisco comemora 16 anos de emancipação político-administrativa


Nesta terça-feira (18/01), São Francisco de Itabapoana completará 16 anos de emancipação político-administrativa. Em comemoração, a prefeitura preparou uma programação social e religiosa. Neste ano, a festa continuará dentro dos festejos da tradicional homenagem a São Sebastião, em Barra do Itabapoana.

Para festejar o aniversário de São Francisco, às 6 da manhã, está prevista a alvorada, saindo do trevo das praias indo até a praça dos Três Poderes, em frente à prefeitura. Em seguida, acontecerá a solenidade cívica com hasteamento da bandeira, apresentação da banda da Polícia Militar e culto ecumênico.

À noite, a partir das 19h, na igreja de São Sebastião, em Barra do Itabapoana, será realizada uma missa. Às 22h, Dom Américo se apresentará no palco principal da localidade.

Mais festa

Dando continuidade aos festejos, a secretaria de Turismo e a paróquia de São Sebastião programaram uma série de atrações.

O secretário de Turismo Jairo Batista disse que a intenção de ampliar as homenagens é para que todos comemorem juntos tanto o aniversário da cidade quanto a tradicional festa do padroeiro de Barra.

Segue a relação dos eventos em Barra do Itabapoana:

19/01 – (palco principal) Show com a banda Tudublu;

20/01 – Dia de São Sebastião
10h-Missa solene em homenagem ao padroeiro São Sebastião;
18h-Procissão com o padroeiro São Sebastião percorrendo as ruas da comunidade;
20h-Show com a cantora de axé católico Jake e banda;
22h-Show com grupo de pagode Zona Sul.


A emancipação

Até o ano de 1995, São Francisco de Itabapoana pertencia ao município de São João da Barra. A emancipação foi sancionada pelo governador Marcelo Alencar, em 18 de janeiro de 1995. Antes, os moradores sofriam com a dificuldade de acesso à sede do município bem como à aquisição de serviços públicos que devem ser oferecidos pela prefeitura .

“Os serviços públicos essenciais eram precários”, relembrou o agricultor Antônio José de Oliveira (52 anos) de Praça Imaculada.

Hoje, os moradores de São Francisco têm acesso fácil aos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). A cidade possui hospital, escolas, rede bancária, Detran, Ministério Público, Fórum, agência do INSS e outros.

De acordo com o prefeito Beto Azevedo muitos avanços ainda estão para acontecer. “Nossa cidade está crescendo e crescerá ainda mais. Tenho buscado diversos recursos para o desenvolvimento da infraestrutura sanfranciscana. Além dos investimentos já concluídos, daqui a pouco tempo contaremos com a Delegacia Legal, o Centro Cultural, o Estádio Poliesportivo, a rodoviária e outros. A população da cidade pode esperar cada vez mais benefícios”, concluiu Beto.

Ascom-SFI

Nenhum comentário: